Mais de 950 alunos são certificados no primeiro ciclo do RenovaDF de 2026

Formação uniu qualificação profissional e recuperação de 200 espaços públicos em 12 regiões administrativas

Por Kleber Karpov

O primeiro ciclo de 2026 do programa RenovaDF certificou 955 alunos nesta terça-feira (16/06), em uma cerimônia realizada no Feirão do Trabalhador, na Esplanada dos Ministérios. O evento, que contou com a presença da governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), marcou a conclusão do curso de qualificação profissional em construção civil e manutenção urbana, que promoveu a recuperação de 200 equipamentos públicos no Distrito Federal.

Na cerimônia Celina Leão ressaltou o sucesso da iniciativa como ferramenta de transformação social e financeira. A chefe do Executivo destacou que a taxa de empregabilidade do programa atinge quase 30% dos participantes egressos, oferecendo uma nova perspectiva de carreira para os formandos.

“Esse é um programa que deu certo. Nós damos uma oportunidade de aprender uma profissão. Hoje temos uma taxa de empregabilidade de quase 30% para as pessoas que saem desse programa. É uma iniciativa democrática, que dá a mesma oportunidade de recomeçar e, para muitos, de transformar a vida financeira”, afirmou Celina Leão.

Qualificação

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), o curso tem carga mínima de 240 horas. Durante a formação, os alunos recebem uma bolsa equivalente a um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

O secretário da pasta, Thales Mendes, enfatizou que a formatura ocorreu dentro da estrutura do Feirão do Trabalhador, permitindo o acesso direto dos formandos a mais de 100 empresas. “O nosso objetivo é que saiam daqui contratados”, disse. Mendes também destacou a dupla função do programa, que agrega “qualificação profissional à recuperação de equipamentos públicos”.

Impacto nas regiões

Neste ciclo, os alunos atuaram na recuperação de equipamentos em 12 regiões administrativas, como Samambaia, Riacho Fundo II, Paranoá, Plano Piloto e Ceilândia. As atividades práticas incluíram pintura de quadras esportivas, serviços de serralheria, recuperação de paradas de ônibus e manutenção de campos sintéticos.

Para Maria Nilva Pereira, de 45 anos, a participação foi a realização de um sonho. “Eu me inscrevi umas quatro vezes. Quando consegui e vi meu nome na lista, corri para a administração no mesmo dia para deixar tudo certo”, contou. Ela se disse satisfeita com o trabalho prático: “Foi muito bom fazer aquela pintura para que as crianças tenham tudo bonitinho”.

Silvaneide Souza, 41 anos, moradora da Estrutural, já aplica os conhecimentos em sua própria residência. “Aprendi a pintar e já comecei a fazer serviços em casa. Pintei minha casa, está uma princesa”, comemorou. Ela, que adiou uma viagem para concluir o curso, agora pretende usar a nova habilidade para gerar renda e afirmou: “Falei para o meu esposo que vou pegar um apartamento para pintar.”

Desde sua criação, o RenovaDF já certificou 31.345 alunos e recuperou 3.150 equipamentos públicos no Distrito Federal. A formatura desta terça-feira integrou a programação do Feirão do Trabalhador, que segue até sexta-feira (19) em frente ao Museu Nacional da República.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Sindate apresenta propostas ao INAS para aprimorar o GDF Saúde

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Taxa de desemprego recua para 5,4% no trimestre encerrado em junho de 2026

Por Kleber Karpov O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Agosto começa com vacinação no DF com 45 postos abertos neste sábado (1º)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Pix Pensão”: veja como vai funcionar a transferência automática de pensão alimentícia

Por Kleber Karpov Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo...

Celina Leão muda estrutura da Saúde para contemplar farmacêuticos

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Inmet emite alerta laranja para baixa umidade do ar em 8 estados e DF

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu...

Campanha alerta sobre imunização contra vírus que causa bronquiolite

Por Kleber Karpov A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou...

TRE-SP multa Lula por propaganda eleitoral antecipada; cabe recurso

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo...

Destaques

Sindate apresenta propostas ao INAS para aprimorar o GDF Saúde

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Taxa de desemprego recua para 5,4% no trimestre encerrado em junho de 2026

Por Kleber Karpov O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Agosto começa com vacinação no DF com 45 postos abertos neste sábado (1º)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

“Pix Pensão”: veja como vai funcionar a transferência automática de pensão alimentícia

Por Kleber Karpov Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo...

Celina Leão muda estrutura da Saúde para contemplar farmacêuticos

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...