Por Kleber Karpov
Cerca de 41% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Distrito Federal agora funcionam em horário diferenciado para garantir o acesso de cidadãos que não podem buscar atendimento durante o expediente comercial. A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES-DF) inclui atendimentos aos sábados em 64 unidades e funcionamento noturno, até as 22h, em outras onze.
A flexibilização dos horários, parte do Plano de Expansão da Atenção Primária, amplia o acesso a serviços essenciais como consultas médicas, odontologia, enfermagem e a dispensação de medicamentos. Segundo a pasta, a definição dos horários estendidos leva em conta as dinâmicas de cada território e a necessidade da população local. O atendimento noturno é voltado principalmente para demandas espontâneas e situações que necessitam de acolhimento imediato.

População aprova mudança
A medida tem feito diferença na vida de usuários como Camila Silva, 23 anos, que buscou atendimento na UBS 5 de Taguatinga no período noturno. “Eu estava sentindo muitas dores nas costas e vim para ver se tomava alguma medicação. Eu pesquisei e vi que aqui funcionava até mais tarde, então decidi vir. Geralmente, venho aqui ser atendida e acho tudo muito bom, o atendimento, os profissionais”, conta.
Situação semelhante viveu Luiza Carla Lacerda, 48 anos, que se surpreendeu ao descobrir o funcionamento estendido da unidade ao levar o filho para uma consulta. “A médica atendeu a gente muito bem. Meu filho estava sem querer beber água e vomitando e achei muito bom aqui funcionar até mais tarde, porque eu pensava em como eu ia levar para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] nesse horário”, relatou.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










