Lula sanciona lei que cria programa para ampliar especialistas no SUS

Iniciativa oferece benefício fiscal a hospitais privados que atenderem pacientes da rede pública

Por Kleber Karpov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (07/Out), a Medida Provisória que cria o Programa Agora Tem Especialistas, transformando a iniciativa em lei federal. A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro, visa ampliar o número de médicos especialistas em regiões com carência desses profissionais e reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto, sancionado integralmente e sem vetos, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estabelece um modelo de parceria com a rede privada. Instituições de saúde que aderirem ao programa poderão oferecer consultas, exames e cirurgias a pacientes do SUS em troca de redução em tributos federais.

Renúncia fiscal e parcerias

O programa, que funcionará até 31 de dezembro de 2030, prevê uma renúncia fiscal estimada em R$ 2 bilhões anuais a partir de 2026. Segundo Padilha, a conversão da medida em lei traz mais segurança jurídica e fortalece a iniciativa, que já estava em andamento.

“Já tivemos inclusão de pacientes sendo atendidos pelos planos de saúde, pacientes ainda atendidos em hospitais privados. Já tivemos as ações de terceiro turno em várias gestões municipais”, destacou o ministro, citando também a contratação de 300 especialistas pelo governo federal. “Agora ela virando lei, tem mais força, mais segurança, inclusive para adesão de hospitais privados (…) para atender a nossa população, dá mais sustentabilidade para o programa”, acrescentou.

Má distribuição de profissionais

A criação do programa foi motivada pela má distribuição de especialistas no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que a maior parte desses profissionais se concentra no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, além de atuarem majoritariamente na rede privada. Dos mais de 350 mil especialistas do país, poucos atuam em regiões mais distantes.

Os novos contratados pelo programa atuarão em policlínicas e laboratórios, com a possibilidade de realizar atendimentos, total ou parcialmente, por telemedicina.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...