Por Kleber Karpov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (14/Nov) duas mensagens que deve encaminhar ao Congresso Nacional para autorizar a criação de 8,6 mil cargos na área da educação. As vagas são destinadas ao magistério superior e aos cargos técnico-administrativos em educação. O objetivo deve ser elevar o quantitativo total de vagas em universidades e institutos federais, passando de 21.204 para 29.804.
O segundo projeto de lei encaminhado deve criar um plano especial de cargos no Ministério da Educação (MEC). Este plano deve ser composto por cargos de nível superior, intermediário e auxiliar. As medidas foram anunciadas durante o evento que agraciou 262 personalidades com a Ordem do Mérito Educativo, em Brasília.
Custo social da educação e críticas
Durante a cerimônia, que ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, o presidente Lula destacou a importância social do investimento no ensino, além de ressaltar que deve ser mais barato financiar a educação para as crianças do que manter um jovem na cadeia.
“Muita gente nunca quis que o povo brasileiro fosse educado. É como se fosse uma coisa vergonhosa para a elite durante tantas décadas e séculos não permitir que o povo brasileiro tivesse acesso à educação”, disse o presidente, na ocasião.
Lula lamentou ainda que, apesar de todo o investimento feito, o Brasil tem, proporcionalmente, menos jovens na universidade quando comparado com países como Chile e Argentina. O presidente deve anunciar, ainda neste mês, as universidades dos Esportes e a Indígena, reforçando o plano de expansão.
Ordem do mérito educativo e inclusão
A Ordem do Mérito Educativo homenageou escritores, professores e autoridades públicas que se destacaram em ações pelo desenvolvimento do ensino no país. Entre os agraciados, estão nomes notáveis da Academia Brasileira de Letras (ABL), como Ailton Krenak e Ana Maria Gonçalves. Também figuram os escritores Fernando Morais, Fabricio Carpinejar, Raduan Nassar e Cristine Takuá.
Personalidades públicas e influenciadores digitais, como Gilberto José Nogueira, o Gil do Vigor, e Felipe Neto, também estiveram entre os homenageados. Gil do Vigor, beneficiário da política de cotas e do Bolsa Família, emocionou-se ao falar do papel transformador da educação pública em sua vida. “Ela me disse que tínhamos uma marreta para atravessar a parede capaz de transformar a vida. E essa marreta é a educação”, afirmou Gil do Vigor.
O influenciador, que hoje tem um curso solidário chamado Aulão do Vigor, anunciou que deve ingressar no pós-doutorado na Universidade de Chicago. Ele também ressaltou que as políticas de inclusão devem garantir a transformação social.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que a educação deve ser o único caminho transformador de uma nação. A entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo integra as ações de comemoração dos 95 anos do MEC. A condecoração foi criada em 1955 e deve reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam pela melhoria do ensino brasileiro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










