Por Kleber Karpov
O lendário time de basquete norte-americano Harlem Globetrotters realizou uma apresentação especial para cerca de 400 estudantes na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, nesta quarta-feira (15). A ação social, coordenada pela Casa Civil do Distrito Federal, promoveu a interação dos atletas com a comunidade escolar e reforçou o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a promoção do esporte como ferramenta de inclusão.

Esporte e cidadania
A governadora em exercício, Celina Leão, que acompanhou o evento, destacou a importância de democratizar o acesso a grandes espetáculos esportivos. “É muito especial ver Brasília se consolidando como roteiro de grandes eventos, inclusive internacionais, e ainda mais bonito quando esses atletas buscam se aproximar do dia a dia da população. Hoje, ao virem aqui e terem contato com nossos alunos, eles tornam esse momento ainda mais significativo”, ressaltou a governadora.
O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, organizador da visita, enfatizou o papel motivacional do encontro. “Não é todo dia que temos esportistas desse porte motivando nossos alunos. É uma experiência muito significativa”, observou Rocha. Ele também mencionou os preparativos para que Brasília seja uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino, reforçando a missão do GDF de incentivar o esporte.
Presente na ação, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, avaliou a iniciativa como um exercício de cidadania. “Trazer para Ceilândia o universo do esporte e da cultura do Distrito Federal, com uma potência internacional dialogando diretamente com a comunidade, é algo muito interessante e uma iniciativa louvável do governo e da organização do evento”, afirmou Passamani.
Inspiração para o futuro
Durante a apresentação, os Globetrotters exibiram suas habilidades e jogaram mini partidas com atletas do Projeto Social Filadélfia de Basquete e do Brasília Basquete. O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, explicou que a escolha de Ceilândia foi simbólica. “Um evento internacional só faz sentido quando gera inclusão. Trazer os Harlem Globetrotters para essa comunidade, que respira e vive o basquete, é fundamental”, destacou Junqueira.
O atleta Sweet Lou II Dunbar, membro dos Globetrotters há oito anos, elogiou a recepção e falou sobre o propósito do time. “Nós somos conhecidos como os Embaixadores da Boa Vontade, e fazer isso pelas crianças nos deixa felizes. Nós adoramos inspirar, mostrar para esses meninos e meninas que eles podem ser o que quiserem”, disse o jogador.
A empolgação era visível entre os estudantes, como Isack Santos, de 15 anos. “Ter essa oportunidade é algo novo e muito bom, porque é difícil a gente ter acesso a eventos assim. Foi incrível conhecer esses caras. A meta é entrar para uma equipe e, quem sabe, chegar ao patamar deles”, contou o jovem.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










