18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:29

IPREV: Não perca os últimos dias de recadastramento aos nascidos em janeiro

Autarquia prorroga o prazo da prova de vida até 9 de junho; quem deixar de fazer a comprovação terá o benefício suspenso

Os aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal (GDF) nascidos em janeiro têm uma última chance para fazer a prova de vida. O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) estendeu o prazo do cadastramento até 9 de junho. De acordo com a autarquia, a medida foi necessária para atender 657 pessoas aniversariantes do primeiro mês do ano que ainda não realizaram a prova.

“Nosso apelo é para todos aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida, a fim de evitar transtornos com a suspensão do benefício”Paulo Moita, diretor-presidente do Iprev-DF

Segundo a Portaria nº 01, de 6/1/2020, o recadastramento é obrigatório e precisa ser feito anualmente no mês de aniversário do servidor aposentado ou do pensionista. As pessoas que não atualizaram o cadastro no prazo estabelecido terão o pagamento do benefício suspenso até a regularização.

Aplicativo Prova de Vida permite mais agilidade aos usuários para regularizar a situação | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O diretor-presidente do Iprev, Paulo Moita, lembra que esse prazo já foi encerrado em janeiro e que o instituto já notificou os beneficiários atrasados por e-mail, cartas pelos Correios e contato telefônico. “Com a prorrogação para o dia 9 de junho, esperamos que eles regularizem sua situação”, reforça. “Nosso apelo é para todos aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida, a fim de evitar transtornos com a suspensão do benefício”.

Dados de pesquisa feita pelo instituto no dia 12 deste mês indicam que cerca de 6 mil beneficiários estão em atraso no recadastramento. Entre os nascidos em janeiro, 657 deixaram de fazer a comprovação anual. Entre os que nasceram em fevereiro, 878 estão pendentes de regularização, enquanto, do total de aniversariantes de março, 1.310 não fizeram a prova de vida; de abril, faltam 3.084 para acertar o procedimento. A comprovação pode ser feita presencialmente, em qualquer agência do BRB, ou em um dos formatos listados abaixo.

Aplicativo

Lançado em 2022, o aplicativo Prova de Vida GDF é fruto da parceria entre o BRB e o Iprev-DF. O dispositivo está disponível na App Store e no Google Play. “O aplicativo viabiliza ao aposentado e pensionista do DF fazer sua comprovação de vida sem a necessidade de comparecer a uma agência do BRB no mês de seu aniversário”, orienta o diretor-presidente do instituto. “Com essa ferramenta, buscamos oferecer agilidade no atendimento e comodidade ao beneficiário”, acrescenta.

Residentes no Brasil, fora do DF

Aposentados e pensionistas residentes em território nacional, mas fora do DF, devem encaminhar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida. O documento deve ser preenchido no mês de realização da prova. Não será aceita Declaração de Vida com reconhecimento de firma por semelhança.

Visita domiciliar

A visita domiciliar pode ser solicitada por beneficiários maiores de 90 anos e aposentados e pensionistas residentes no DF impossibilitados de locomoção em decorrência de doença grave ou incapacitante, comprovada por laudo médico. O pedido para a visita domiciliar deverá ser solicitado pelo e-mail [email protected], com atestado médico anexado que comprove a condição de impossibilidade de locomoção.

Residentes no exterior

Quem está na condição de aposentado ou pensionista e mora no exterior pode utilizar o aplicativo Prova de Vida GDF ou encaminhar correspondência. Para residentes em locais onde haja consulado ou representação diplomática, é possível encaminhar ao Iprev-DF declaração de comparecimento emitida pelo órgão de representação diplomática e/ou consular do Brasil no exterior e cópia dos documentos autenticados.

Se a localidade não possuir consulado ou representação diplomática, a pessoa interessada deve preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida, disponível no site do Iprev-DF.

Internados

O responsável pelo aposentado ou pensionista internado em unidade hospitalar deverá apresentar ao Iprev-DF declaração/laudo do médico atestando a internação do paciente naquela data.

Reclusão

Aposentados e pensionistas impedidos de fazer a prova de vida em razão do cumprimento de sentença de reclusão devem encaminhar ao Iprev-DF atestado ou Declaração de Permanência Carcerária em papel timbrado, expedido pela instituição carcerária.

Mais esclarecimentos sobre o assunto podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3105-3446.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...