12.5 C
Brasília
13 jul 2025 02:17

Intimidação de Rollemberg não funciona e servidores da Saúde do DF mantêm as greves

Decisão ocorre após assembleia unificada do Sindate-DF e SindSaúde-DF. Médicos seguem mesmo caminho, enquanto enfermeiros e odontólogos erguem bandeira branca.

Por Kleber Karpov

A ameaça de corte de ponto e de se manter a multa às entidades sindicais ligadas à Saúde do DF, atualmente avaliada em R$ 3,1 milhões, por parte do governador, Rodrigo Rollemberg, parece não ter funcionado. Com apoio por parte dos deputados da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e de alguns políticos da bancada do DF no Congresso Nacional, os servidores dizem sim, à manutenção da greve.

Com exceção do Sindicato dos Enfermeiros do DF e dos Odontólogos que, imediatamente, após o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), declarar a greve dos enfermeiros ilegal, retornou ao trabalho, os profissionais ligados aos Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) e Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) decidiram em assembleia no início da tarde desta quarta-feira(28/Out), continuarem em greve.

O mesmo caminho segue também os médicos da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SindMédico). O presidente da Entidade, Gutemberg Fialho, avisou que deve recorrer na Justiça em relação ao anúncio de corte do ponto, uma vez que existe discussão no Superior Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade sobre o corte durante a participação da greve.

Para o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, afirmou que a categoria tem aumentado a adesão à greve: “A categoria a cada medida que o governo toma impopular, mais ela reage em favor à greve. E o número é cada vez maior. Hoje, a assembleia que deveria ocorrer dentro do auditório da LBV [Legião da Boa Vontade] teve que ser realizada fora da LBV pois a quantidade de servidores que compareceram demonstra a insatisfação dos servidores em relação às arbitrariedades do governador Rollemberg em relação aos servidores públicos, em especial, os da Saúde. E a categoria avaliou as propostas do GDF, que não tem nada de novo, e os servidores optaram por dar sequência à greve. ”

Vianna lembrou ainda que a pressão por parte do Executivo em tentar impor uma agenda de reajustes de impostos ao Legislativo e o não acordo com o funcionalismo público leva a CLDF à apoiar cada vez mais os servidores do GDF: “Acho que só os deputados agora nesse moemnto podem resolver o problema. Eles ficam em situação delicada por ter que votar projetos com a faca no governo com essa história do Executivo querer pressionar o Legislativo para votar projetos no DF.”, concluiu.

Dia do servidor público

12019926_1208181702532128_7760038611772790359_nO Sindate chama atenção, por meio de uma homenagem aos profissionais de enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), publicada nas redes sociais da entidade e em grupos do aplicativo Whatsapp em comemoração ao Dia do Servidor Público. Em poucas linhas a entidade sugere: ao serem impedidos pelo governo de continuar a atender os usuários da Saúde pública do DF, que se unem para garantir tal atendimento. Será que Rollemberg entenderá o recado!

Feliz Dia do Servidor Público, apesar dos pesares!

Atualização: 28/10/2015 às 14h43

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Vaquinha Online: Campanha pede apoio para ajudar custear cirurgia de urgência de jornalista do DF

Por Kleber Karpov Colegas da jornalista Francine Marquez, de Brasília,...

Somos contrários, mas aplaudimos a taxação de Trump contra o povo brasileiro?

Por Kleber Karpov Estranhamente, um vídeo gravado publicado nas redes...

Destaques

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Festival Itinerante da Juventude Negra está com inscrições abertas em quatro regiões do DF

Por Thaís Umbelino Com foco na arte, na juventude e...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Celina Leão entrega ampliação de espaço da Escola Classe 614 em Samambaia realizada com blocos modulares

Por Thaís Miranda e Thaís Umbelino A comunidade de Samambaia...