18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:58

IGESDF ultrapassa 100 mil atendimentos pediátricos em 2025

Com estrutura que inclui de UTIs a brinquedotecas, unidades como os hospitais de Base e de Santa Maria focam no acolhimento a crianças

Por Kleber Karpov

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) realizou, em 2025, mais de 100 mil atendimentos pediátricos em suas unidades, incluindo o Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em um fluxo contínuo de cuidado que une especialização técnica e atendimento humanizado, as equipes se dedicam diariamente a acolher crianças e oferecer suporte às famílias.

Estrutura especializada

A rede do IGESDF dispõe de alas pediátricas nas UPAs de Sobradinho, São Sebastião, Ceilândia I e Recanto das Emas, além de atendimento especializado nos hospitais. O Hospital Regional de Santa Maria, por exemplo, foi responsável por quase 30 mil dos atendimentos registrados neste ano. O Hospital de Base, por sua vez, se destaca por ser o único da rede a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

Entre janeiro e setembro, a UTI Pediátrica do HBDF atendeu 723 pacientes. Durante os meses de maior demanda por doenças sazonais, entre abril e julho, uma unidade temporária foi aberta para ampliar a oferta de leitos. Nesse período, 477 crianças foram internadas com problemas respiratórios, o que representa 64% dos casos, com destaque para a bronquiolite aguda viral.

Cuidado que acolhe

Para além dos números, o foco das equipes está no tratamento humanizado. Luan Emanuel Ramos Veloso, de 4 anos, ficou internado por duas semanas no HRSM devido a uma gripe que evoluiu para sinusite. “Eu sou corajoso e forte. Não tenho medo de injeção”, afirmou o pequeno paciente.

A mãe de Luan, Francisca da Conceição Ramos Marinho, conta que a brinquedoteca do hospital foi um espaço importante para a recuperação do filho. “No início ele chorava um pouco para tomar as medicações, mas agora já se acostumou”, relatou.

A voz da criança

O pediatra do HRSM, Tiago Moisés, explica que o trabalho com crianças exige uma atenção especial, pois elas nem sempre conseguem verbalizar o que sentem. “Os pais ou responsáveis passam a ser a voz da criança. Eles nos informam sintomas e pontos de estresse”, detalha o médico.

A médica Loren Nobre, com nove anos de experiência em pediatria, ressalta a importância do vínculo criado com as famílias. “Ver um bebê se transformar em uma criança saudável e cheia de personalidade é fazer parte da história daquela família”, afirma. Para ela, a recompensa diária vem em gestos simples de carinho e reconhecimento.

“Um sorriso, um abraço ou um desenho no consultório já fazem meu dia valer a pena. Trabalhar com crianças é receber diariamente uma dose de leveza, carinho e aprendizado”, conclui Loren Nobre.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...