Por Kleber Karpov
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), deve implementar a residência médica em medicina de Emergências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital federal. A novidade definida em reunião realizada, na quarta-feira (05/Nov), se concretiza em parceria entre o IGESDF e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). O novo modelo deve estar consolidado, a partir de janeiro de 2026, ocasião em que as UPAS devem começar a operar também como centros de formação.
De acordo com o Diretor de Atenção à Saúde, Rodolfo Borges Lira, a proposta inicial deve contar com a residência médica, inicialmente implantada nas UPAs Núcleo Bandeirante, Vicente Pires e Samambaia. Mas o plano é estender o projeto para abranger residências multiprofissionais, de modo a diversificar as áreas de formação.
“O Instituto de Gestão Estratégica deve investir em uma parceria cada vez mais sólida com a FEPECS, assim como com as demais instituições de ensino de uma forma geral, aumentando e qualificando os cenários assistenciais, de modo que a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa possa ter condições de explorar todas as possibilidades para reforçar a vocação do Governo do Distrito Federal, de formar grandes talentos em atenção à saúde,” explicou Lira.
Ainda segundo Lira, um encontro de desdobramento para tratar do tema está agendado, para a terça-feira (11/Nov), entre a gestão do IGESDF, da FEPECS além de gestores das UPAS que devem acolher o projeto. “Transformaremos as UPAs em um grande celeiro de formação acadêmica, contribuindo com os cursos de graduação e pós-graduação”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










