Resíduos perfurocortantes: descarte incorreto de canetas emagrecedoras soma 1,3 tonelada no DF

Aproximadamente 36 mil unidades do resíduo biológico foi recolhido pelo SLU, em 2025, em lixo recicláveis com exposição de garis e cooperados ao risco de contaminação e acidentes

Por Kleber Karpov

O descarte incorreto de canetas emagrecedoras atingiu o volume de 1,3 tonelada de resíduo perfurocortante recolhidos, a partir de de 2024, no lixo reciclável do Distrito Federal. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) da capital federal alerta para a necessidade de descarte em unidades de saúde ou farmácias. A prática irregular por parte da população provoca diversos acidentes e coloca em risco a saúde de garis e cooperados.

De acordo com informações da SLU, o volume de 1,3 tonelada de canetas para aplicação de medicamentos sinaliza a dimensão do problema de segurança e saúde pública. Do montante, em 2024, o sistema de coleta recolheu 781 quilos do material. Até setembro desse ano, houve o acréscimo de mais meia tonelada, com total de 1,3 tonelada de descarte incorreto. Um aumento de 66,45% em pouco menos de dois anos.

A meia tonelada recolhida somente em 2025 equivale a aproximadamente 36 mil unidades de medicamentos injetáveis com agulhas. Ao misturar este resíduo biológico e cortante com o lixo comum, os usuários desobedecem às orientações sanitárias e ambientais.

Consequências 

Descartes Perfurocortantes em lixo doméstico pode resultar em acidentes e contaminações de garis e catadores – Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

A gestão da SLU reitera que o procedimento inadequado para o descarte de canetas injetáveis coloca em risco direto a segurança dos trabalhadores do SLU, que manipulam o lixo durante a coleta e a triagem. O descarte no lixo reciclável aumenta o risco de acidentes, como perfurações por agulhas, e a consequente exposição à contaminação por doenças infectocontagiosas.

O Governo do Distrito Federal (GDF) manifesta preocupação com o cenário. As ações da população geram um perigo constante para a integridade física dos garis e dos cooperados, pois eles trabalham com um resíduo de alto potencial de risco biológico sem ter conhecimento da presença do material perfurocortante.

Descarte seguro

Para evitar a ocorrência de acidentes e a contaminação, é fundamental que a população destine as canetas emagrecedoras e outros produtos injetáveis de forma adequada. Estes materiais devem ser entregues em locais específicos, como farmácias e unidades básicas de saúde, que dispõem de coletores apropriados para resíduos perfurocortantes e biológicos, garantindo o manejo seguro.

A destinação correta dos resíduos biológicos é uma medida crucial para proteger os trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana e para manter a segurança sanitária no processamento dos resíduos sólidos. É responsabilidade do usuário do medicamento procurar a informação sobre a forma correta de descarte.

Como descartar materiais perfurocortantes:

  • Canetas e agulhas: armazenar em caixas rígidas ou de papelão e entregar em UBSs ou farmácias;
  • Vidros quebrados: envolver em jornal ou acondicionar em caixas;
  • Espetos, garfos e tampas cortantes: colocar em garrafas PET bem fechadas;
  • Algodão e gazes com sangue: embalar em sacos plásticos separados;
  • Medicamentos vencidos: entregar nas unidades básicas de saúde.


Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...