Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha realizou a entrega da escritura pública definitiva do imóvel que abriga o Centro de Treinamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon/DF), nesta segunda-feira (17/Nov). O imóvel, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), teve a transferência formalizada, encerrando um processo administrativo iniciado em 2009 dentro do programa Pró-DF II. O ato garante segurança jurídica ao espaço de formação profissional.
A entrega se configura como mais um passo na evolução do Pró-DF II e no apoio ao setor produtivo. “Esta entrega representa o compromisso do governo com o desenvolvimento econômico e social, aliado à segurança jurídica e ao apoio ao setor produtivo. Desde 2019, nós ultrapassamos 1.300 escrituras e contratos entregues pelo programa e nós esperamos chegar a 1.500 nos próximos meses”, disse Ibaneis Rocha.
A vice-governadora Celina Leão destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento. “A entrega da escritura pública do Pró-DF II do Centro de Treinamento do Sinduscon é mais uma demonstração do compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento econômico e social do DF. Quando nós apoiamos um setor forte como a construção civil, especialmente no treinamento de mão de obra para o mercado de trabalho, nós investimos no crescimento sustentável da nossa cidade enquanto nós estimulamos a geração de emprego e renda em um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”, afirmou a vice-governadora.
Solução para entrave histórico
O centro de formação do Sinduscon/DF é responsável por ministrar cursos em parceria com o Senai, com o GDF por meio do programa RenovaDF, e com o Exército Brasileiro no projeto Soldado Cidadão.
O diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Agência de Desenvolvimento (Terracap), Leonardo Mundim, explicou que a atual gestão conseguiu resolver um entrave que se arrastava por mais de uma década. “Esse processo de regularização se arrastava havia 16 anos”, relatou Leonardo Mundim.
O diretor apontou que o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão reformularam os fluxos, modernizaram a legislação e encontraram a solução definitiva. “Hoje, o DF ganha um centro de formação profissional regularizado, com segurança jurídica e capaz de prestar serviços essenciais à sociedade”, concluiu.
O presidente do Sinduscon/DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, enfatizou a importância da conquista para o setor. “O centro de formação de mão de obra já é uma realidade, um sonho antigo do setor que hoje abriga programas com o GDF, com o Exército e novas turmas que estão chegando. Essa parceria permite formar profissionais, gerar empregos e movimentar a economia. A entrega da escritura consolida esse avanço”, disse.
Valadão Júnior anunciou que a próxima turma do RenovaDF deve começar em dezembro, com cerca de 150 participantes. Uma turma desenvolvida em parceria com o Exército segue em andamento com 30 alunos.
Modernização da regularização fundiária
Para superar os entraves históricos do Pró-DF II, o GDF criou o programa Desenvolve-DF, com apoio da Câmara Legislativa. A nova legislação simplificou o acesso a imóveis da Terracap, permitindo a aquisição da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) por 20 anos, renováveis por mais 20.
Nos terrenos vinculados ao Pró-DF, o GDF assegura a regularização de áreas ocupadas por empresas já em atividade. Os beneficiários do Desenvolve-DF recebem a CDRU para construir novas sedes ou filiais, com carência de dois anos para iniciar o pagamento do preço público e compromissos de investimento e geração de empregos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










