Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), entregou neste sábado (06/Dez), 320 novas unidades habitacionais no empreendimento Itapoã Parque, no Distrito Federal. A ação beneficia diretamente cerca de 1,2 mil pessoas e integra a política habitacional do GDF, com um total de 7.488 imóveis repassados na localidade e 11.911 em toda o DF desde 2019. O objetivo da iniciativa é reduzir o déficit habitacional e oferecer moradia digna para famílias de baixa renda.
Durante a cerimônia, o chefe do Executivo destacou a relevância do subsídio financeiro ofertado pelo programa Morar DF. O benefício, conhecido como “cheque moradia”, concede um valor de R$ 16.079,27 para reduzir os custos de entrada e facilitar o financiamento bancário. O governador ressaltou que o projeto habitacional se estende a outras regiões administrativas, como Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia e Planaltina.
“A gente sabe a importância de ter a casa própria. O sentimento de poder criar a sua família com tranquilidade, fazer o seu investimento e sair do aluguel é muito importante para todos nós. Então, esse é o tipo de cerimônia que me enche de alegria”, disse Rocha.
O empreendimento Itapoã Parque, quando concluído, deve contar com 12.112 apartamentos divididos em 71 condomínios. Segundo dados da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), 45 condomínios já liberaram a entrada dos moradores. As unidades possuem dois ou três quartos e destinam-se a famílias com renda mensal entre R$ 1,5 mil e 12 salários mínimos.
Infraestrutura
O diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, reforçou que o projeto se configura como um dos maiores empreendimentos de habitação de interesse social do país. Além das unidades residenciais, a região recebeu equipamentos públicos essenciais para o suporte à comunidade. O local já dispõe de uma escola classe com capacidade para atender cerca de 1,3 mil alunos do ensino infantil e fundamental.
Também foi instalada na região uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, afirmou que a entrega vai além da habitação física, focando na criação de condições adequadas para a vida em comunidade. A infraestrutura local inclui ainda obras de mobilidade urbana, como a pavimentação de ruas e o Complexo Viário Saída Leste.

Os novos moradores, como a nutricionista Karine Santos e o casal Thiago Gomes e Márcia Chaves, relataram a importância da aquisição para a estabilidade familiar e financeira, eliminando a dependência do aluguel. O GDF informou que o Itapoã lidera o ranking de regiões com o maior número de moradias entregues nos últimos anos.
“Esperamos tanto tempo por esse momento, é uma alegria que nem cabe no peito”, disse Karine Santos, embora casada há dois anos com o trabalhador autônomo, Victor de Oliveira, 25, o casal vive na casa dos pais da nutricionista.
“É bem melhor, mais privacidade, mais liberdade. É a realização de um sonho. A gente sempre quis ter um localzinho só para a gente, então, graças a Deus, estamos conseguindo realizar”, contou Oliveira.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










