20.5 C
Brasília
07 mar 2026 10:06

Ibaneis e Mayara recepcionam grupo final de estudantes do programa Pontes para o Mundo

Iniciativa encerra primeira edição com retorno de 27 alunos do Reino Unido e governo confirma 400 vagas para 2026

Por Kleber Karpov

O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha recepcionaram, nesta sexta-feira (05/Dez), o último grupo de estudantes da rede pública que participou do programa Pontes para o Mundo. O desembarque de 27 alunos e dois servidores no Aeroporto Internacional de Brasília marcou o encerramento da primeira edição da iniciativa, que enviou ao todo 101 jovens para um intercâmbio de 17 semanas no Reino Unido.

O chefe do Executivo destacou a importância de transformar o projeto em uma política de estado permanente. Para o próximo ano, o governo confirmou a oferta de 400 vagas e a expansão dos destinos para outros países. A medida visa democratizar o acesso a experiências internacionais e ao aprendizado de novos idiomas para alunos de escolas públicas.

“A emoção das famílias e desses adolescentes é uma coisa que nos inspira muito a continuar com programas importantes como esse, que dão oportunidade desses adolescentes conhecerem o mundo e terem novas experiências que vão engrandecê-los para o resto das suas vidas”, afirmou Ibaneis Rocha.

Ibaneis Rocha, governador do DF, e a primeira dama, Mayara Noronha recepcionam grupo de intercambistas do programa Pontes para o Mundo, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília, nesta sexta (5) | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Formação estratégica

A primeira-dama, idealizadora do programa, ressaltou o caráter estratégico do intercâmbio para o desenvolvimento do Distrito Federal. Segundo Mayara Noronha Rocha, a vivência internacional deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade de mercado, permitindo que os jovens tragam conhecimento e tecnologia para a capital.

“É através desse tipo de programa que a gente vai conseguir expandir e sair do nosso quadradinho para o mundo afora e, ao mesmo tempo, trazer investimento, tecnologia e ensinamento do mundo para dentro do Distrito Federal”, completou a primeira-dama.

Impacto educacional

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação recepciona intercambialistas do Pontes para o Mundo – Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A secretária de Estado de Educação (SEDF), Hélvia Paranaguá, enfatizou a evolução pessoal e acadêmica dos participantes. Os estudantes retornaram com maior autonomia, autoestima elevada e fluência na língua inglesa após a imersão em instituições da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

O programa cobriu integralmente os custos de deslocamento, alimentação, hospedagem e suporte socioemocional. Felipe Berg, estudante de 16 anos do Centro Educacional 6 de Ceilândia, relatou que a experiência em Chester, na Inglaterra, foi decisiva para o aprendizado do idioma.

“É uma oportunidade única para qualquer estudante do Distrito Federal. Essa experiência já está mudando minha vida. Primeiramente, porque eu não tinha o inglês como segunda língua. Eu estudo russo. Mas esse intercâmbio foi um motivo para eu conseguir realmente aprender, falar e desenvolver o inglês”, disse o estudante.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...