Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha participou, neste sábado (25/Mai), do almoço em comemoração aos 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF). Durante o evento, o governador destacou o apoio do GDF ao setor desde 2019, enfatizando o aumento da produção local de frutas e verduras, que hoje abastece quase totalmente a região.
“Brasília é um território pequeno, todos o sabem, mas os níveis de produção aqui têm aumentado cada vez mais em todas as áreas, desde os pequenos produtores, da agricultura familiar, até os grandes produtores. Isso ajuda toda a comunidade, porque Brasília hoje é quase que totalmente abastecida de verduras e frutas produzidas na região”, afirmou o governador.
Ibaneis Rocha também apontou o fortalecimento de novas cadeias produtivas, como a do queijo e a da vinicultura, que, segundo ele, têm atraído grandes eventos para a capital. “É tanto que a nossa feira AgroBrasília é uma das maiores do Brasil. O ano passado passou dos 5 bilhões de comercialização de implementos agrícolas”, disse Ibaneis Rocha.
O governador ressaltou os investimentos em segurança hídrica, com a canalização de córregos e a construção de barraginhas. “Eu vi uma matéria, essa semana, em um canal de televisão, sobre a alegria dos nossos produtores rurais por ter segurança hídrica para plantar, para colher e para sustentar suas famílias. Nessa matéria, um dos produtores disse que os filhos que tinham saído para trabalhar na rua voltaram para a chácara dele para produzir”, relatou o governador.
Investimentos e capacitação
Além do governador Ibaneis Rocha, participaram do encontro a vice-governadora Celina Leão e o secretário de Agricultura, Rafael Bueno. Lideranças comunitárias, presidentes de associações e representantes de sindicatos de agricultores familiares também estiveram presentes. “O GDF tem revolucionado o agro”, declarou Rafael Bueno.
“Se hoje conseguimos atingir recordes de produtividade e avançar na diversidade de produtos agropecuários, o Senar tem uma boa parcela nisso, principalmente na capacitação do produtor. A Seagri [Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento] sempre cede equipamentos para cursos, por exemplo, de operadores de máquinas agrícolas. Tivemos nossa equipe de defesa agropecuária capacitada em operações com drones por meio das estruturas do Senar”, disse Bueno.
O secretário também enfatizou os investimentos do governo no setor, incluindo a recuperação de 1.802 quilômetros de estradas rurais em 2023. Bueno citou a entrega de 60 tanques lonados, melhorias nos canais de irrigação, linhas de crédito com juros baixos e o programa ProRural, que reduz o ICMS para o produtor.
Campo forte
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) é vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segundo seu presidente, Fernando Ribeiro, o Senar foi criado para levar conhecimento e formação profissional ao público rural.
“O GDF permitiu que o Senar viesse para a Granja do Torto, onde montou um centro de treinamento. Nós também estamos no PAD/DF com outro centro de treinamento. Ou seja, nós estamos em parceria com todos os entes, tanto a Secretaria de Agricultura, quanto a Emater-DF e os outros órgãos do governo, para levar conhecimento a esse homem do campo”, lembrou Fernando Ribeiro.
Ao longo de três décadas, a instituição capacitou trabalhadores em mais de 300 ocupações. O produtor rural Paulo Barros, de Planaltina, relatou como a assistência mudou sua realidade. “Eu estava desistindo já da nossa propriedade quando uma técnica do Senar me ajudou a montar a indústria. Mudou a minha empresa e a minha família, porque hoje todo mundo trabalha na nossa agroindústria: eu, minha esposa e os meus filhos”.
Há três meses, Elio Silva, produtor de cachaça, começou a participar dos cursos do Senar. “Hoje eu tenho um acompanhamento do Senar por 24 meses. Eu recebo orientações dessa parte administrativa, de despesas e ganhos. Estou totalmente empolgado”, contou Silva.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










