Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha apresentou, nesta segunda-feira (01/Dez), o novo presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza, a representantes do setor produtivo da capital. O encontro ocorreu durante reunião ordinária na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e teve como objetivo reforçar o compromisso de continuidade nas ações da instituição financeira.
O chefe do Executivo destacou a relevância do comércio para a economia local, responsável por mais de 400 mil empregos diretos. Ibaneis aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do empresariado à nova gestão do banco e reafirmou a autonomia concedida aos dirigentes de estatais.

“Vim hoje trazer uma mensagem de apoio ao setor produtivo e de continuidade dos trabalhos que a gente vem desenvolvendo. Eu tenho total confiança no Nelson e disse a ele que os meus indicados têm total credibilidade e autonomia para gerir suas partes. Então, eu estou muito confiante no trabalho do Nelson, e, falando em nome dele, eu preciso do apoio do empresariado do Distrito Federal”, afirmou Rocha.
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, colocou a entidade à disposição da nova diretoria e ressaltou a solidez da parceria entre o setor produtivo e o governo local.
Pilares de gestão

Empossado simbolicamente na semana anterior, Nelson de Souza delineou as diretrizes que devem nortear sua administração à frente do banco. O executivo apontou a governança corporativa, a valorização do capital humano e a busca por resultados como eixos centrais.
“É um prazer estar aqui para dizer como nós estamos pensando em administrar o banco e já começamos, inclusive: com governança, pessoas — porque eu acredito que nada se faz sem as pessoas — e resultados — acredito que não existe liderança sem ter resultados. São esses três itens que estamos trabalhando”, disse Souza.
Trajetória técnica
Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal com mais de 45 anos de experiência, Souza presidiu a estatal federal em 2018. O gestor também comandou o Banco do Nordeste (BNB) e a Desenvolve SP. A indicação para o BRB recebeu aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e validação do Banco Central.
A instituição financeira acumula atualmente mais de R$ 80 bilhões em ativos e uma carteira de crédito superior a R$ 60 bilhões. O banco expandiu a atuação para 97% do território nacional e administra cerca de 30 programas sociais do governo distrital.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










