Por Kleber Karpov
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na última terça-feira (28/Out), a visita técnica de profissionais do Hospital Moinhos de Vento, localizado no Rio Grande do Sul. Esta atividade faz parte do projeto nacional “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa que visa empregar a ciência da melhoria para o controle de infecções nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a fim de aumentar a segurança do paciente.
O projeto é uma ação conjunta do Ministério da Saúde com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Por meio dessa iniciativa, hospitais de referência em qualidade e sem fins lucrativos oferecem suporte aos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da realização de treinamentos direcionados.
O HCB passou a ser acompanhado pela equipe do Hospital Moinhos de Vento no ano de 2024. O trabalho é contínuo e inclui, além das visitas técnicas presenciais, encontros virtuais periódicos, relatórios de acompanhamento e testes para a implementação de novos processos. As ações estão inicialmente focadas na UTI Estrela-do-Mar, com o planejamento de uma extensão gradual para as demais UTIs da unidade hospitalar.
Resultados
Com a implementação das ações do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, o Hospital da Criança de Brasília apresentou um desempenho considerado bom na execução das medidas acordadas, que visam a melhoria contínua dos processos internos e dos controles de infecções. A equipe de saúde do HCB demonstrou-se ativa e engajada na aplicação das orientações fornecidas pelos consultores.
A supervisora de Enfermagem da UTI Estrela-do-Mar, Fátima Ferro, destacou os avanços alcançados. “Alcançamos avanços dos resultados na prevenção de infecções relacionadas à assistência à Saúde, juntamente com a conscientização e melhor adesão aos processos de melhoria, impactando diretamente a segurança na assistência à saúde do paciente”, explicou Fátima Ferro.
O consultor focal do projeto pelo Hospital Moinhos de Vento, Patrick Westphal, avaliou a visita e a maturidade da equipe do HCB. “Essa é nossa segunda visita presencial. Foi um dia muito produtivo, a equipe está muito madura nos processos que vem executando; estamos muito satisfeitos”, disse Westphal. Segundo o consultor, o principal cuidado, que é a “entrega para o paciente com desfechos favoráveis, está sendo bem executado”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










