Por Kleber Karpov
O Centro Cirúrgico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) estabeleceu um novo recorde histórico em setembro de 2025, ao realizar 1.332 cirurgias. Esta é a terceira vez que a unidade supera sua marca no ano, após registrar 1.294 procedimentos em maio e 1.326 em julho. Em setembro, a unidade atingiu 100% dos procedimentos programados, mantendo uma média diária de 44 operações.
As especialidades com maior volume de procedimentos no mês foram Oftalmologia, com 288 cirurgias, seguida por Ortopedia e Traumatologia (259) e Urologia (139). O desempenho acumulado do ano, de janeiro a setembro, alcançou 11.455 procedimentos. O número representa um aumento de 1.036 cirurgias em comparação ao mesmo período de 2024, que registrou 10.419.
O auxiliar de serviços gerais Ítalo Sávio de Oliveira Xavier, de 28 anos, um dos pacientes em recuperação pós-operatória de uma cirurgia vascular, elogiou o atendimento. “Fui muito bem recepcionado, desde quando cheguei até o momento que estou agora. O pessoal é muito atencioso, muito empático”, elogia.

Projeto Lean
Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico, Nadja Corrêa Graça, o aumento expressivo no número de cirurgias começou a ser percebido após a implementação do Projeto Lean, em 2023. A metodologia de gestão foca na redução de desperdícios e no aumento da eficiência, assegurando que a agenda de cirurgias funcione de forma ágil e segura.
Entre as medidas adotadas estão a melhor utilização das 16 salas cirúrgicas e o monitoramento rigoroso de indicadores. Esses indicadores incluem o cumprimento do horário de início das cirurgias, programadas entre 7h e 7h30, e a taxa de cancelamentos.
“O Lean trouxe otimização, para não deixarmos salas de cirurgias paradas. Ele foi fundamental, mas, além dele, também tivemos a participação da enfermagem, da equipe de limpeza e dos anestesistas. Foi realmente a comunicação entre as equipes que contribuiu para esse resultado”, explica Nadja Corrêa Graça.
O oftalmologista Henrique José Vieira ressalta o impacto na população e na satisfação profissional. “Quanto mais a gente opera, mais feliz a gente fica, afinal, somos cirurgiões”, comenta.
Atendimento Humanizado
A técnica de enfermagem Yeira Reveron destaca o foco no trabalho humanizado. “Com o esforço de cada dia, atendemos os pacientes de pouco a pouco, com coragem e energia, dando todo o apoio que a população merece. Da mesma forma como aquela pessoa está esperando na fila, também poderia ser um familiar meu. Então sempre atendemos com atenção, sorrisos e a mentalidade de que tudo dá certo no final”.
O atendimento do HBDF não se limita a moradores do Distrito Federal. Ana Salete Francischini, de 50 anos, vinda de Sorriso (MT) para tratar uma incontinência urinária, relatou sua experiência. “O atendimento e a atenção de todos, médicos e equipe, foram excelentes. Estavam sempre preocupados comigo, perguntando como eu estava. Não tenho nenhuma queixa”, relata.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










