Por Kleber Karpov
O Ministério da Igualdade Racial lançou, na segunda-feira (12/Jan), no Rio de Janeiro, a campanha “Sem racismo o carnaval brilha mais”, que deve promover a valorização da cultura negra e o combate a práticas discriminatórias. A iniciativa distribui materiais informativos em ensaios, quadras e blocos para prevenir ofensas e violências simbólicas durante as festividades. Camaçari, na Bahia, deve receber a mobilização na próxima sexta-feira (16 de janeiro).
A mobilização foca na entrega de leques e adesivos que orientam foliões sobre o enfrentamento ao racismo estrutural. O projeto estabelece protocolos para lidar com fantasias ofensivas e condutas abusivas em espaços públicos e privados. Segundo o cronograma, estados e municípios que aderiram ao Plano Juventude Negra Viva devem receber os materiais educativos em todas as regiões brasileiras até o término do período carnavalesco.
“Lançamos a campanha para cuidar e respeitar as mãos negras de quem faz acontecer e também se diverte no maior espetáculo da Terra”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Cooperação técnica
Um Termo de Cooperação Técnica assinado com a Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro formalizou a divulgação das diretrizes nas escolas da Série Ouro. O documento prevê a exposição de mensagens da campanha em eventos oficiais e ensaios técnicos sob gestão da entidade. A medida tenta assegurar que o maior movimento cultural do país ocorra sem episódios de segregação ou preconceito.
Retomada de políticas
A deputada federal Benedita da Silva defendeu a importância da integração entre os ministérios da Cultura, Direitos Humanos e Cidadania, e das Mulheres para o sucesso da ação. O secretário de Igualdade Racial do Rio de Janeiro, Edson Santos, e o carnavalesco Milton Cunha acompanharam o lançamento oficial. Para os gestores, a articulação institucional deve fortalecer a rede de proteção à população negra nos grandes eventos de massa.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











