Por Kleber Karpov
O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, comunicou nesta quinta-feira (30/Out), ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o envio imediato de 20 peritos criminais da Polícia Federal. A medida é o primeiro resultado do escritório emergencial de combate ao crime organizado, anunciado na quarta-feira (29/Out). O objetivo é reforçar os trabalhos de perícia no estado após a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em ao menos 121 mortes.
Perícia federal
Segundo representantes do governo federal, os peritos atuarão em diversas frentes especializadas. O grupo dará suporte em análise dos locais de crimes, exames de balística e genética forense para identificação de DNA. Os especialistas também auxiliarão nos trabalhos de medicina legal, necrópsia e identificação de corpos.
Além do efetivo da Polícia Federal, o governo divulgou que mobilizará também de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado. De acordo com Lewandowski, o efetivo de peritos poderá ser aumentado de acordo com a necessidade local.
Escritório emergencial
O ministro da Justiça explicou que o novo escritório visa otimizar a cooperação entre as forças de segurança. “Nós tivemos a ideia de criar esse escritório extraordinário de enfrentamento ao crime organizado para agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança”, afirmou o ministro.
Lewandowski detalhou que o escritório integrado funcionará como um fórum para que as forças “conversem entre si para tomar decisões rapidamente até que a crise seja superada”. O ministro também classificou a iniciativa como um embrião do que se pretende criar com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, atualmente em discussão no Congresso Nacional.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










