Por Kleber Karpov
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I retomou os atendimentos à população, nesta semana, após passar por um processo de revitalização e ampliação. A maior unidade da região administrativa recebeu investimentos da ordem de R$ 1 milhão para modernização das instalações, o que inclui reparos estruturais e climatização total dos ambientes.
As obras abrangeram a substituição de revestimentos e pintura, além de reparos essenciais nos telhados, pisos e nos sistemas hidráulico e elétrico. O projeto contemplou a readequação do espaço físico, o que permitiu a criação de quatro novos consultórios.
A unidade passa a contar com 25 salas disponíveis para o atendimento ao público, equipadas com sistema de ar-condicionado. A intervenção busca oferecer maior conforto tanto para os pacientes quanto para os servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF).
“São consultórios médicos, de enfermagem, salas de acolhimento, medicação e curativos. Além da parte interna, também revitalizamos sala de apoio para o servidor, copa e banheiros novos, mais amplos e para atender pacientes. A revitalização representa uma oportunidade para melhorar ainda mais o atendimento”, explicou Suderlan Sabino Leandro, gerente da unidade.
Gestão e atendimento
Os serviços da UBS 1 não sofreram interrupção durante as obras, iniciadas em 2024. A gestão realocou os atendimentos para equipamentos públicos próximos, como a Casa do Idoso e o Terminal Rodoviário, para garantir a assistência aos mais de 30 mil usuários cadastrados.
A unidade oferta serviços de atenção primária, como consultas médicas, acompanhamento pré-natal, vacinação, exames laboratoriais e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O diretor de Atenção Primária à Saúde da região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, destacou o empenho da equipe durante a transição.
“Foi uma resiliência absurda. Os servidores entenderam que não podiam parar, porque sem o nosso serviço, a população ficaria desassistida. Mexemos em tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”, afirmou Mota.
Para Afonso Abreu, coordenador de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, a ambiência e a estrutura física constituem pilares fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) na ponta do atendimento. A solenidade de entrega contou com a presença do deputado distrital Hermeto, do administrador regional Rogério Sales e do subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










