Por Kleber Karpov
O governo federal projeta realizar a entrega, até março de todo país, de cerca de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), equivalente a 800 novas unidades, que devem ampliar a capacidade de atendimento odontológico do programa Brasil Sorridente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28/jan) pelo coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Gomes de Lucena, durante sua participação no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que ocorre no Expo Center Norte, na capital paulista.
A iniciativa faz parte do programa Brasil Sorridente, que visa levar atendimento odontológico a populações com grande dificuldade de acesso ao serviço. Entre os beneficiados estão comunidades indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas. “O Brasil Sorridente, que é a política nacional de saúde bucal, tem o dever de levar cuidados para toda população brasileira”, afirmou Lucena.
Tecnologia e mobilidade
Segundo Lucena, a unidade móvel é um dos componentes do programa, a constituir um consultório completo em carro equipado com raio X, cadeira e equipamentos para fazer restauração, extração e procedimentos preventivos. Essa estrutura permite que a equipe de saúde bucal alcance territórios mais distantes, como na zona rural, quilombos, assentamentos e áreas com população em situação de rua.
Um exemplo notável da adaptabilidade do programa ocorreu em setembro do ano passado, quando a população da cidade de Mâncio Lima, no Acre, recebeu uma das unidades móveis. Isso permitiu o acesso de populações ribeirinhas ao tratamento odontológico, com equipes locais construindo uma balsa para instalar a unidade e levar o atendimento por meio do rio.
Futuro da saúde bucal móvel
Durante o congresso, Lucena informou que o governo federal também planeja ampliar a oferta de tratamentos que devem ser oferecidos por cada uma das unidades móveis. O objetivo é que possam também realizar tratamento de canal e prótese dentária com fluxo digital, tecnologia que utiliza para restaurações mais rápidas e precisas.
“Estamos fazendo um piloto para prótese dentária com fluxo digital no município de Cavalcante, em Goiás. Provavelmente na próxima semana estaremos lançando isso”, informou Luciena.
Ainda de acordo com o coordenador-geral detalhou que, com esse equipamento, a boca da pessoa é escaneada para impressão da prótese, e no retorno, o paciente já sai com ela. Serão doados 500 kits de combo para o fluxo digital para diversos municípios do país.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











