19.5 C
Brasília
21 jan 2026 23:38

Governador anuncia obras em Ceilândia durante visita à cidade

Ibaneis Rocha acompanhou ações do programa GDF Mais Perto do Cidadão neste sábado (1º) e falou sobre requalificação da maior região administrativa do DF

Por Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha esteve neste sábado (1º) em Ceilândia para acompanhar a segunda edição do GDF Mais Perto do Cidadão, programa que tem como foco o bem-estar social e a oferta de serviços públicos junto à comunidade. O evento ocorreu ainda na esteira das comemorações dos 52 anos da cidade, e o chefe do Executivo anunciou projetos para a região administrativa.

Moradores tiveram acesso a diversos serviços, como os de saúde, durante a ação | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“Nós temos um plano de renovar todo o asfalto da cidade, concluir a Avenida Hélio Prates e entrar com um plano de requalificação de toda Ceilândia”, disse o governador durante a agenda.

Além dos planos para a cidade, Ibaneis Rocha adiantou que a licitação do Hospital do Guará será lançada neste mês, e que o DF vai ganhar cinco unidades básicas de saúde (UBSs).

Governo ao lado da população

“Isso é resultado de um governo responsável, de uma equipe unida e de uma população que merece o melhor serviço”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Da Caesb à Codhab, passando pelo Detran, Neoenergia, Secretaria de Saúde (SES), INSS e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sedes), organizadora do evento -, o GDF Mais Perto do Cidadão permitiu aos moradores de Ceilândia emitir documento de identidade, cortar cabelos, se vacinar, assistir a shows culturais e tantas outras atividades, na estrutura montada na Praça dos Eucaliptos (QNM 14). “É o governo trazendo serviços para essa população, que tanto merece”, acrescentou o governador.

Não é a primeira vez e nem será a última que o governo se aproxima dos moradores com eventos itinerantes. O GDF Mais Perto do Cidadão nasceu de outro evento, o Sejus Mais Perto do Cidadão, que reuniu mais de 200 mil pessoas durante a primeira gestão de Ibaneis Rocha. Agora, a meta é ampliar esse número até 2026.

“O evento está muito grande, e a cada edição a gente aumenta mais”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Isso é resultado de um governo responsável, de uma equipe unida e de uma população que merece o melhor serviço.”

Cidadania

A auxiliar de cozinha Cristina Umbelino foi ao evento e aproveitou para dar um trato nos cabelos e resolver questões burocráticas. “Tem que aproveitar, porque a vida é muito corrida”, disse. “Estou aqui cuidando da beleza e de outras questões, fui à Caesb e ao Na Hora. Durante a semana, não temos tempo de resolver muitas coisas, então eu e minha família estamos aproveitando esse evento”.

Já o pedreiro João Ricardo Pereira Lima foi ao local resolver questões junto à Codhab e ficou satisfeito. “É um evento bom, alegre, poderia ter mais de uma vez no ano aqui na cidade”, observou. “O governo fica mais perto da gente, e nós economizamos tempo e dinheiro, facilita tudo”.

Presente à ação, o administrador de Ceilândia, Dilson Resende, ressaltou: “Todo mundo trabalha e também tem o custo de deslocamento. Ceilândia é a maior cidade do DF e tem uma parcela da população carente. Então, quando você consegue trazer os serviços do governo para um mesmo espaço você facilita a vida da população”.

O GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado nos eixos temáticos transversais de saúde, bem-estar e meio ambiente, acessibilidade e inclusão, justiça e cidadania, empreendedorismo e renda, cultura e educação, segurança coletiva, esporte e lazer. Em sua primeira edição, no Riacho Fundo II, o programa reuniu mais de três mil pessoas.

MEIs excluídos do Simples Nacional devem regularizar pendências até 31 de janeiro

Por Kleber Karpov Microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional...

Boulos defende fim da escala 6×1 e prevê votação neste semestre

Por Kleber Karpov O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da...

IGESDF inaugura complexo de telessaúde e inicia atendimento pediátrico remoto

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Anvisa suspende comercialização de suplementos alimentares de duas marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ministro da secretaria-geral da presidência debate fim da escala 6×1

Por Kleber Karpov O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da...

Ibaneis Rocha anuncia decreto para organizar orçamento do Distrito Federal em 2026

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Hemocentro de Brasília amplia emissão de carteirinhas para pacientes com doença falciforme

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) deve...

Destaques

MEIs excluídos do Simples Nacional devem regularizar pendências até 31 de janeiro

Por Kleber Karpov Microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional...

Boulos defende fim da escala 6×1 e prevê votação neste semestre

Por Kleber Karpov O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da...

IGESDF inaugura complexo de telessaúde e inicia atendimento pediátrico remoto

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Anvisa suspende comercialização de suplementos alimentares de duas marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ministro da secretaria-geral da presidência debate fim da escala 6×1

Por Kleber Karpov O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da...