Por Kleber Karpov
BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para um novo mandato de dois anos no cargo. A decisão de Lula, que antecipou a recondução em alguns meses, ocorre em um momento de alta tensão política, às vésperas do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado por Gonet por seu papel em uma trama golpista.
A recondução de Gonet, que assumiu a Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro de 2023, precisa ser aprovada pelo Senado Federal. O procurador terá de passar por uma nova sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, seu nome será submetido ao plenário da Casa, onde são necessários 41 votos para a aprovação. Em 2023, Gonet foi aprovado com 65 votos.
Embora a recondução tenha sido antecipada, Lula não é obrigado a seguir a tradicional lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) e já o tinha feito ao nomear Gonet pela primeira vez. A antecipação da recondução, na visão do Planalto, evita que a ANPR organize a lista tríplice e, com isso, traz mais tranquilidade interna ao Ministério Público Federal.
Em sua gestão, Gonet tem se destacado por reverter entendimentos anteriores e focar em casos de corrupção, incluindo denúncias contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Em 2024, sua gestão apresentou 282 denúncias ao STF, acusando parlamentares, ministros, militares e o ex-presidente.
Com 64 anos de idade e 40 anos de carreira no Ministério Público, Gonet é cofundador do Instituto Brasiliense de Direito Público junto ao ministro Gilmar Mendes, do STF. Ao agradecer a “renovada confiança” de Lula, ele reafirmou seu compromisso com a Justiça.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










