GDF entrega Cheque Moradia para 44 famílias do Distrito Federal

Codhab concede subsídio de R$ 16 mil para pagamento de entrada em financiamentos habitacionais; benefício atende famílias com renda de até cinco salários-mínimos

Por Kleber Karpov

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) entregou, nesta sexta-feira (30/Jan), o benefício Cheque Moradia para 44 famílias da capital. A ação realizada no auditório da sede da companhia e integra as medidas do programa Morar DF para facilitar a aquisição da casa própria. O recurso deve ser utilizado exclusivamente para o pagamento da entrada do financiamento no momento da assinatura do contrato com a construtora.

O subsídio oferecido pelo governo local possui valor fixo de R$ 16.079,27. Diferente de outras modalidades, o programa não exige inscrição prévia específica para o benefício, sendo concedido diretamente aos candidatos já habilitados pela Codhab que estejam em fase de finalização da compra do imóvel. A autarquia realiza o repasse do montante para a construtora responsável pelo empreendimento habitacional.

A estratégia deve contemplar tanto unidades habitacionais coordenadas pela própria companhia quanto empreendimentos da iniciativa privada que estejam cadastrados no sistema. Para ter direito ao recurso, o beneficiário deve apresentar renda bruta familiar mensal de até cinco salários-mínimos e manter a habilitação regular junto ao órgão de habitação do Distrito Federal.

Impacto social e relatos

O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, afirmou que a iniciativa deve atuar como ferramenta de transformação social ao sanar a principal dificuldade financeira das famílias. Segundo o gestor, o aporte financeiro viabiliza a concretização do negócio jurídico no momento da entrada. “Cada cheque é uma ferramenta concreta para ajudar as famílias justamente no momento mais difícil da aquisição do imóvel, que é a entrada do financiamento”, disse Marcelo Fagundes.

Entre os contemplados, a professora Sandra Pereira ressaltou que o subsídio foi determinante para a viabilidade da compra. O desenvolvedor de Tecnologia da Informação, Yuri Ruan, também destacou que a utilização do cheque deve garantir o acesso ao primeiro imóvel próprio. Ambos participaram da cerimônia de entrega simbólica conduzida pela diretoria da companhia nesta sexta-feira.

“Sozinha eu não conseguiria dar a entrada. Agradeço primeiramente a Deus e a todos os que me ajudaram a conseguir esse benefício”, disse Sandra Pereira.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...