Por Kleber Karpov
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) realizou, na sexta-feira (12) e no sábado (13), a 67ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, em Ceilândia. O evento, sediado no Setor O, contabilizou mais de 3 mil atendimentos gratuitos, incluindo emissão de documentos, vacinação animal e orientações de saúde. A iniciativa deve aproximar a estrutura governamental das regiões administrativas para facilitar o acesso a serviços essenciais.
A carreta do Na Hora e a unidade móvel da Polícia Civil concentraram a maior demanda para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e resolução de pendências burocráticas. Em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepan), o programa realizou 168 cadastros para castração e aplicou vacinas em cães e gatos. O público infantil contou com atividades educativas do Detran-DF e espaços de tecnologia coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Saúde e capacitação
O evento abrigou a 25ª edição do projeto Nasce uma Estrela, que capacitou cerca de 100 gestantes sobre amamentação e primeiros socorros em bebês. Profissionais de saúde e bombeiros militares orientaram as participantes, que receberam kits de enxoval produzidos por pessoas privadas de liberdade por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Na área de saúde geral, voluntários realizaram exames laboratoriais, testes de glicemia e aferição de pressão arterial nos moradores.
“Levar serviços essenciais e ações de bem-estar para perto da casa das pessoas transforma realidades, fortalece vínculos e garante cidadania”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Impacto social
Desde o início das atividades em fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão soma mais de 500 mil atendimentos em todo o Distrito Federal. Apenas no ano passado, a Sejus-DF promoveu 23 edições, alcançando a marca de 160 mil procedimentos realizados. O cronograma de 2026 deve manter o fluxo de itinerância para contemplar áreas de maior vulnerabilidade social e descentralizar o acesso aos órgãos públicos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











