21.5 C
Brasília
20 jan 2026 20:40

GDF lança novo canal para denúncias de violações de direitos humanos

Disque Distrital Direitos Humanos nasce de parceria para fortalecer acolhimento, celeridade e transparência

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quinta-feira (27/Nov), o Disque Distrital Direitos Humanos, novo canal oficial para o registro de denúncias de violações de direitos no DF. A iniciativa, fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Controladoria-Geral do DF (CGDF), deve ser operacionalizada pelo Participa-DF. O anúncio foi feito pela secretária Marcela Passamani na abertura da I Semana Internacional de Controle e Combate à Corrupção, que acontece no Auditório da FHE Poupex.

Porta de entrada

Com o novo fluxo, a Ouvidoria-Geral do DF deve passar a operar o Participa-DF como a principal porta de entrada para denúncias de violações de direitos humanos. A proposta tem o objetivo de padronizar processos e agilizar o atendimento. Deve também fortalecer a articulação entre os órgãos da rede de proteção e garantir respostas mais eficientes para vítimas e testemunhas de violência ou discriminação.

A secretária Marcela Passamani destaca que o canal representa avanço significativo para a política de direitos humanos no Distrito Federal. A proposta é assegurar que o Estado esteja mais próximo de quem mais precisa.

“O Disque Distrital Direitos Humanos nasce com a missão de acolher, proteger e dar respostas mais rápidas a quem enfrenta situações de violência ou discriminação. É um passo essencial para fortalecer a rede e assegurar que nenhuma denúncia fique sem tratamento adequado. Estamos unindo esforços para garantir que o Estado esteja cada vez mais perto de quem mais precisa”, disse Marcela Passamani.

Rede preparada

O projeto integra um plano de ação contínuo, com execução diária prevista até 2027, e inclui várias ações. Entre elas, a capacitação permanente dos servidores da rede de acolhimento e a construção de base de dados para a análise e o aprimoramento das políticas públicas. O plano também prevê a definição de indicadores de monitoramento e a consolidação jurídica do novo fluxo.

O subsecretário Juvenal Araújo ressalta que a padronização e o uso do Sistema Participa-DF devem permitir respostas mais precisas e resolutivas. Segundo ele, o fluxo distrital próprio e a atuação integrada garantem que cada denúncia receba o tratamento correto.

“Ao organizar um fluxo distrital próprio e fortalecer a atuação integrada, estamos garantindo que cada denúncia receba o tratamento correto, dentro de parâmetros claros e transparentes. Isso aumenta a confiança da população e melhora a qualidade das políticas públicas construídas a partir desses dados”, afirmou Juvenal Araújo.

Cooperação, transparência e proteção

O controlador-geral do DF, Daniel Alves Lima, destacou que a iniciativa fortalece a confiança social nos mecanismos de controle. A parceria com a Sejus consolida uma política pública que integra transparência, participação social e proteção de direitos.

“A ampliação desse canal consolida uma política pública que integra transparência, participação social e proteção de direitos. A Controladoria vai atuar lado a lado com a Sejus para garantir que essas denúncias sejam acolhidas com seriedade, analisadas com precisão e encaminhadas de forma responsável”, disse Daniel Alves Lima.

Para denunciar

• Disque 162
• Site Participa-DF (www.participa.df.gov.br)

O novo canal será um espaço seguro, acessível e acolhedor, garantindo que cada relato seja tratado com respeito, responsabilidade e prioridade.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Coleta de leite humano no Distrito Federal fica abaixo da meta em 2025

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

Escola Superior de Ciências da Saúde alcança nota máxima no curso de Medicina

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

MEC aplica sanções contra cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) apresentou (19/Jan),...

Prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar termina em 21 de janeiro

Por Kleber Karpov Responsáveis por estudantes da rede pública de...

Hospital de Base recebe novos equipamentos para serviço de hemodinâmica

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

IGESDF abre seleção para médico pediatra com salário de R$ 18,1 mil

Por Kleber Karpov A direção do Instituto de Gestão Estratégica...

Procon-DF autua 27 escolas particulares por irregularidades em listas de materiais

Por Kleber Karpov O Procon-DF autuou (19/Jan) 27 das 30...

Destaques

Coleta de leite humano no Distrito Federal fica abaixo da meta em 2025

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

Escola Superior de Ciências da Saúde alcança nota máxima no curso de Medicina

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

Haddad desmente matéria do Estadão sobre ultimato ao GDF para realizar aporte no BRB de R$ 4 bilhões

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou...

MEC aplica sanções contra cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) apresentou (19/Jan),...

Prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar termina em 21 de janeiro

Por Kleber Karpov Responsáveis por estudantes da rede pública de...