Por Kleber Karpov
As forças de segurança do Distrito Federal (DF) participam, na próxima quarta-feira (29/Out), de um simulado de situações de emergência que envolvem materiais inflamáveis. O exercício, que se realiza anualmente, ocorrerá às 9h, na base da Vibra Energia de Brasília, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A ação é coordenada por empresas voluntárias do setor e por órgãos públicos.
Preparo contra Riscos
ds
A simulação faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e inclui a participação de diversas entidades. Entre os órgãos públicos envolvidos estão a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Brasília Ambiental.
Igor Nunes, representante da Defesa Civil, enfatizou o objetivo central da iniciativa. “O objetivo maior é preparar os servidores e profissionais para lidar com as situações de risco”, apontou Nunes. O simulado visa a integrar a atuação das corporações e dos profissionais do setor privado.
No exercício, serão simulados três cenários distintos. O primeiro envolve um incêndio em um caminhão-tanque estacionado, com uma vítima. O segundo cenário simula a colisão de um veículo pequeno, que resulta em duas vítimas. O terceiro e último cenário abrange um incêndio em caminhão-tanque na Plataforma de Enchimento e Descarga de Caminhão-Tanque (PLEDC), também com duas vítimas.
Nunes ressalta a importância de testar esses cenários para a eventualidade de eles acontecerem na vida real. “A gente já teve várias colisões, mas não de grandes dimensões. O exercício é justamente para garantir que, caso ocorra, o socorro seja feito da forma mais rápida e eficaz”, concluiu o agente, reforçando o caráter preventivo e de prontidão da ação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










