22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:38

Força-tarefa: MPDFT cobra vacinação para todos os deficientes e avalia ações do governo

Integrantes da força-tarefa do MPDFT se reuniram para o alinhamento das ações em diversas frentes de atuação no enfrentamento à pandemia. Vacinação, transporte público e assistência social estiveram em pauta

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) dê início à vacinação contra Covid-19 das pessoas com deficiência permanente sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC), autorizando imediatamente o agendamento para imunização desse grupo. Embora a SES-DF tenha informado à Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência que já abriu o cadastramento para aqueles sem o BPC, ainda não foi iniciada a aplicação das doses. O documento foi enviado nesta quarta-feira, 2 de junho, com prazo de cinco dias para resposta.

O grupo de pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC está contemplado na 15ª posição de prioridade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação do Ministério da Saúde, na sua 7ª edição, de 17/05/2021. Porém, a Promotoria observou que outros grupos classificados em ordem de prioridade abaixo, tais como profissionais da educação e profissionais das forças de segurança pública, já começaram a ser vacinados, por isso cobra da SES e fiscalizará o início desse agendamento e aplicação, quando efetivamente iniciado, para garantir os direitos dos deficientes.

“A imunização contra a Covid por meio de vacinação, especialmente de grupos considerados mais vulneráveis, como o das pessoas com deficiência, é essencial para o combate à disseminação da infecção por esse vírus”, defende o Ministério Público.

Governança do processo de vacinação

Os integrantes da força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 do MPDFT também destacaram em reunião realizada nesta quarta-feira, 2 de junho, outros aspectos da governança do processo de vacinação no DF, como a destinação de doses para as forças de segurança e para os profissionais da educação, inclusive os gestores das escolas públicas. Nos últimos dias, o MPDFT requisitou informações sobre os critérios utilizados e as justificativas enviadas pela SES estão em análise.

“Infelizmente, seguimos em um cenário de escassez de vacinas contra a Covid-19. Nessa medida, é de especial importância que a distribuição dessas vacinas siga diretrizes transparentes e racionais. Trata-se de uma fase estratégica no processo de vacinação, uma vez que é um passo importante em direção ao retorno da normalidade”, defende o coordenador do grupo, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Frentes de atuação

Outra questão discutida durante o encontro foi a necessidade de atuação para que a Secretaria de Mobilidade (Semob) garanta a disponibilização de álcool em gel nos ônibus, além de outras providências de combate à pandemia no transporte público de passageiros. Até o momento, as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo não instalaram dispensadores do higienizante no interior dos veículos, conforme determina lei distrital aprovada no final de abril.

Sobre o acompanhamento feito pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri/MPDFT) das providências adotadas para o controle da Covid nos presídios do DF, a situação de contágio é considerada sob o controle, em razão das diversas restrições impostas.

O Núcleo de Direitos Humanos (NDH/MPDFT) relatou alguns problemas na assistência social, tais como atrasos de benefícios e nos aluguéis das pessoas que foram desalojadas e voltaram para situação de rua. O Ministério Público segue acompanhando, com preocupação, a desocupação de áreas públicas envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade e esteve reunindo informações para a elaboração de protocolo integrado que leve em conta os direitos fundamentais das famílias atingidas e que seja um modelo de atuação permanente mesmo depois da pandemia.

Ao final, o procurador de Justiça celebrou o início da vacinação de cobradores e motoristas pela Secretaria de Saúde. “São profissionais em linha de frente no contato com a população e que podem ser focos de transmissão do vírus. Temos que fazer o máximo possível para que essa doença não se alastre na velocidade em que ela, infelizmente, continua se alastrando”, declarou Sabo que também registrou o início da imunização para pessoas com doenças raras. A força-tarefa já havia cobrado a inclusão desses grupos no cronograma da secretaria.

Saiba mais

A força-tarefa do MPDFT é formada por membros que atuam nas áreas de saúde, patrimônio público, idoso, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, direitos humanos e sistema prisional. Clique aqui e saiba mais sobre a atuação do grupo.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...