Flávio Dino garante pagamento de auxílio para vítimas do vírus Zika

Indenização é em parcela única de R$ 50 mil além de pensão vitalícia

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (11) o governo federal a garantir a continuidade do pagamento de auxílio para vítimas do vírus Zika.

Dino atendeu ao pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para assegurar a segurança jurídica dos pagamentos após as alterações legislativas sobre a matéria.

Pela decisão do ministro, o auxílio está garantido para todas as crianças que se enquadram nos critérios estabelecidos na Lei 15.156/2025.

Conforme a norma, as vítimas têm direito à indenização em parcela única de R$ 50 mil, além de pensão especial, mensal e vitalícia. O benefício vale para pessoas com deficiência permanente de doença congênita decorrente do vírus Zika.

“Trata-se de quadro de vulnerabilidade social e de saúde pública sem precedentes, resultante de surto que atingiu um conjunto delimitado de mães, marcadamente em determinadas regiões do país, e para o qual, até o presente momento, inexiste explicação científica incontroversa. Nessa conjuntura, o Poder Judiciário pode e deve assegurar a concretização desses direitos”, argumentou Dino.

Os pagamentos estavam previstos em um projeto de lei que foi parcialmente vetado pela Presidência da República por falta de adequação às regras fiscais. Contudo, uma medida provisória manteve os pagamentos. Em seguida, a medida perdeu a vigência. Diante do impasse, um novo projeto de lei passou a valer, mas não havia segurança jurídica para manter os benefícios.

Governo federal deve garantir socorro a setores atingidos por tarifaço dos EUA

Por Kleber Karpov O governo federal anunciou nesta quinta-feira (16/Jul)...

Ministro da Fazenda pede a Alcolumbre cautela em promulgar PEC de agente de saúde

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Dario Durigan, pediu...

Secretário anuncia contratação de médicos PJ para “suprir furos em escala” no DF

Por Kleber Karpov O secretário de Saúde do Distrito Federal...

Prazo para indicar conta para o segundo lote do Nota Legal vai até dia 20

Por Kleber Karpov Os ganhadores do primeiro sorteio do programa...

Direito Delas oferecem serviços para mulheres em situação de violência

Por Kleber Karpov O programa Direito Delas oferece uma rede...

Carreta chega a Ceilândia com serviços de acessibilidade e tecnologia para população

Por Kleber Karpov A Carreta da Inclusão está em Ceilândia...

Destaques

Taxas de funcionamento de estabelecimentos e de execução de obras começam a chegar a contribuintes do DF

Por Kleber Karpov Nesta semana, 273 mil contribuintes do Distrito...

Celina Leão anuncia mudanças em protocolos de atendimetno do pré-natal após óbitos de gestantes em hospital do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Governo federal deve garantir socorro a setores atingidos por tarifaço dos EUA

Por Kleber Karpov O governo federal anunciou nesta quinta-feira (16/Jul)...

Ministro da Fazenda pede a Alcolumbre cautela em promulgar PEC de agente de saúde

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Dario Durigan, pediu...

Secretário anuncia contratação de médicos PJ para “suprir furos em escala” no DF

Por Kleber Karpov O secretário de Saúde do Distrito Federal...