Por Kleber Karpov
O Festival Next Level deve ocorrer de 1º a 15 de dezembro, em Taguatinga. O evento deve promover inclusão digital, despertar novos talentos e oferecer lazer de qualidade. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), promove o evento gratuito, que promete imersão completa no universo dos games, da ciência e da inovação.
O festival deve abrigar um centro interativo dedicado à cultura digital, reunindo oficinas práticas, exposição de consoles históricos, arenas de jogos e programação educativa. O objetivo é aproximar a população do mercado tecnológico.
“O Festival Next Level é um dos instrumentos do GDF para destacar o potencial dos games como um dos motores da economia criativa. Estamos falando de um mercado que vai muito além do entretenimento, gerando empregos de alta qualificação em programação, design e tecnologia. Nossa missão é fomentar esse ecossistema, transformando a paixão por jogos em oportunidades reais de carreira e inovação para os jovens do Distrito Federal”, afirmou Rafael Vitorino, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Do clássico ao contemporâneo
A iniciativa é fruto de parceria entre a Secti-DF e a Associação Nacional de Jogos, Campeonatos, Equipes e Jogadores Eletrônicos (Anjo Games). O projeto aposta na fusão entre gerações. A programação inclui o Museu do Videogame, com consoles que datam dos anos 1980 até os sistemas atuais, proporcionando viagem pela evolução da indústria.
O Festival Next Level terá cinco arenas temáticas voltadas ao lazer e à qualificação profissional. As arenas são: PC Gamer, Corrida, Console, Fliperama e Just Dance. Entre os títulos disponíveis estão clássicos e sucessos como Street Fighter, Mortal Kombat, Fifa, League of Legends, Valorant e Roblox.
Capacitação profissional
O festival tem a formação como pilar. Serão oferecidas oficinas práticas de desenvolvimento de jogos na plataforma Construct. Os cursos são voltados para iniciantes a partir de 8 anos. Ao todo, são 150 vagas distribuídas em 15 turmas, com emissão de certificado de conclusão.
A grade educativa conta também com palestras sobre temas vitais para o setor, como “Introdução ao Mercado de Games no Brasil”, “Criatividade e Design Digital” e “Profissões do Futuro na Indústria de Tecnologia”.
“Para muitos, essa pode ser a primeira oportunidade de ter contato direto com profissionais da área de desenvolvimento de jogos e entender como transformar paixão em profissão”, reforçou Lucas Vinicius Bezerra da Silva, presidente da Anjo Games.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










