Por Kleber Karpov
A terceira edição da Expo Favela Innovation Brasília, realizada na Biblioteca Nacional nos dias 11 e 12 de outubro, consolidou-se como a maior feira de negócios de impacto social do Distrito Federal, ao conectar 50 empreendedores de diversas comunidades a investidores e ao público. O evento, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA) no DF, selecionou cinco negócios para representar a capital na competição nacional, em São Paulo, e promoveu debates sobre inovação e tecnologia.
Vitrine de inovação
Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), a Projeto S.A. e a CUFA-DF, a feira ofereceu uma plataforma para que dezenas de empreendedores expusessem seus produtos e serviços. Bruno Kessler, presidente da CUFA-DF, afirmou que a edição de 2025 superou as expectativas. “Tivemos 50 empreendedores muito bem selecionados, e nosso corpo de jurados foi muito qualificado. Com certeza, seremos muito bem representados em São Paulo”, comemorou Kessler.
A seleção e preparação dos expositores ficaram a cargo da Escola de Negócios da Favela. A sócia-diretora da instituição, Cleo Santana, destacou a evolução dos participantes do DF. “Observei que há empreendedores muito bons, mas que precisam trabalhar o pitch, que é, na verdade, o nosso grande desafio”, assinalou Santana.
Negócios de impacto

Após as apresentações, cinco finalistas foram escolhidos para a etapa nacional, que ocorrerá em 29 e 30 de novembro. A grande vencedora foi Natália Ofão, com o negócio “Cuidados do Cerrado”, que produz cosméticos veganos com ingredientes do bioma e embalagens 100% sustentáveis.
“Foi um momento de muita conexão e de muita conquista. Consegui fazer networking e fazer com que outras pessoas, não só do DF, conhecessem os nossos produtos”, celebrou a empresária. Além dela, foram selecionados os negócios Ex-Devedor, Cachos Brasil, PIFF e Lela Spa.
Debates e cultura
Paralelamente à feira, o evento promoveu mesas temáticas com foco no uso da inteligência artificial em pequenos negócios, na música e em políticas públicas. A programação cultural gratuita contou com shows de artistas como Dudu Nobre, RAPadura e Negra Flow, que atraíram grande público à área externa da Biblioteca Nacional.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










