20.5 C
Brasília
07 mar 2026 09:13

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Residência de Saúde

A Escs oferece 373 vagas em 15 áreas de concentração para 10 categorias profissionais. Dia 30 de novembro é último prazo para confirmar participação

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), abriu inscrições para a realização de processo seletivo 2022 de ingresso em programa de Residência em Áreas Profissionais da Saúde. No total, serão 373 vagas em 15 áreas de concentração para 10 categorias profissionais.

“As Residências em Áreas Profissionais de Saúde permitem que os profissionais de diversas categorias desenvolvam competências em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde, nas Redes de Atenção à Saúde, sob supervisão de preceptores qualificados”

Vanessa Campos, coordenadora da pós-graduação lato sensu e extensão da Escs

Os programas de residência no âmbito da SES-DF têm por objetivo formar especialistas em saúde para que eles possam ser inseridos como futuros trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Por se tratar de uma especialização que dá ao residente uma visão prática da atuação em saúde, o estudante estará preparado para atuar na rede pública e construir soluções positivas para os problemas que enfrentará.

A seleção para preenchimento das vagas envolverá uma única fase, mas composta por duas etapas, de responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). A primeira será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda etapa será a avaliação de currículo, de caráter classificatório.

A médica e coordenadora da pós-graduação lato sensu e extensão, Vanessa Campos, destacou as categorias profissionais de atuação dos residentes.

“As Residências em Áreas Profissionais de Saúde permitem que os profissionais de diversas categorias desenvolvam competências em saúde da criança, do adulto e idoso, da família, urgência e trauma, saúde mental infantojuvenil e adulta, centro cirúrgico, atenção oncológica, cuidados paliativos, atenção cardíaca, intensivismo, obstetrícia, priorizando o cuidado interprofissional, e o trabalho colaborativo, em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde, nas redes de Atenção à Saúde, sob supervisão de preceptores qualificados”, declarou Vanessa Campos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30/11/2021. As provas ocorrerão no dia 12 de dezembro de 2021. Para conferir o edital completo e realizar a inscrição via internet clique aqui.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 246,00. Após a concluir a inscrição, o candidato deverá emitir o boleto de cobrança e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 1º de dezembro de 2021.

As inscrições somente serão efetuadas após o pagamento da taxa de inscrição ou do deferimento da sua isenção pelo Iades.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...