Por Kleber Karpov
O tempo médio de espera para a primeira consulta oncológica na rede pública de saúde do Distrito Federal foi reduzido de 81 para 9,5 dias, uma queda de 88,2% em três meses de vigência do programa “O Câncer Não Espera. O GDF também não”. Lançada em julho, a iniciativa do Governo do Distrito Federal também diminuiu a fila por consultas em 78%, de 889 para 194 pacientes, e agilizou o início de tratamentos de radioterapia.
Redução expressiva
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou a urgência como fator determinante para a criação do programa. “O tempo é crucial para o atendimento de pacientes diagnosticados com câncer. Por isso, decidimos priorizar essa questão, com uma série de medidas para agilizar os tratamentos”, afirma o secretário. Desde o início do programa, aproximadamente dois mil pacientes oncológicos iniciaram seus tratamentos.
A agilidade se reflete também no acesso à radioterapia, cujo tempo de espera caiu 59,8%, passando de 87 para 34,9 dias. Para alcançar esses resultados, o gestor da pasta explicou que uma das frentes de ação foi a contratação de tratamento em instituições de saúde complementar, que, até o início de outubro, já haviam atendido 386 pacientes que aguardavam na fila.
Ações integradas
Além da parceria com a rede privada, a Secretaria de Saúde promoveu uma ampliação dos serviços na rede pública. O programa reestruturou o fluxo de pacientes, mantendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como porta de entrada, mas com um sistema de encaminhamento mais rápido para os centros especializados, garantindo maior celeridade na realização de exames e consultas.
O chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan), Gustavo Ribas, assegura que as melhorias são sustentáveis. “Medidas estão sendo tomadas para a manutenção deste tempo de espera na oncologia e para diminuir na radioterapia, para tornar o tratamento mais célere”, afirma Ribas. A expectativa é consolidar a redução no tempo de atendimento como um novo padrão na rede pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










