Por Kleber Karpov
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) celebra seu 24º aniversário, nesta quinta-feira (11/Set), com a entrega de melhorias de infraestrutura em seus campi da Asa Norte e de Samambaia. A instituição, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), inaugura novas salas de aula, espaços de convivência e a restauração da placa de fundação, ações em que reafirmam o compromisso da Fepecs com a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, destaca que “as melhorias refletem nosso compromisso constante com a qualidade do ensino e com o bem-estar da nossa comunidade acadêmica”. Prestes a completar 25 anos, a gestora reforça que “o cuidado com o ambiente é também cuidado com as pessoas, pois cada novo espaço, cada detalhe reformado, representa nosso respeito e compromisso com quem constrói a Escs todos os dias: estudantes, docentes, servidores e colaboradores”.
Novos espaços, mais aprendizado
Com a reestruturação, o campus da Asa Norte saltou de 16 para 22 salas de aula, com previsão de construção de mais cinco espaços e de reforma da área administrativa. Já a unidade de Samambaia, que abriga o curso de enfermagem, ganhou um anexo com salas, espaço de convivência estudantil, sala de apoio para colaboradores e um ambiente para as atividades do centro acadêmico. As mudanças foram projetadas para oferecer mais conforto e suporte pedagógico.
Formação para o SUS
A diretora da Escs, Viviane Peterle, ressalta que a história da instituição é construída por sua comunidade. “Cada conquista, cada espaço reformado e cada geração de profissionais formados só se tornam realidade porque há docentes dedicados, servidores comprometidos e estudantes cheios de sonhos”, afirma.
Fundada em 2001, a Escs já formou mais de 2 mil médicos e enfermeiros, consolidando-se como uma escola pública do SUS e para o SUS. Peterle lembra que, além da formação técnica, a escola forma cidadãos conscientes de seu papel na saúde pública.
“O verdadeiro coração da nossa escola pulsa nas salas de aula, nos corredores, nas práticas em campo, onde o ensino se encontra com a realidade do SUS”, afirma. “É nessa vivência que os futuros profissionais aprendem a cuidar das pessoas com responsabilidade, ciência e humanidade”, finaliza a diretora.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










