Por Kleber Karpov
A primeira etapa do Drenar DF, obra de drenagem pluvial executada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), eliminou os registros de inundações nas quadras iniciais da Asa Norte durante o atual período chuvoso. Com um aporte de R$ 180 milhões, o sistema duplicou a capacidade de escoamento da região e beneficia a população que convivia historicamente com prejuízos materiais e riscos à segurança.
A intervenção de infraestrutura incluiu a construção de 7,7 km de tubulação, 291 bocas de lobo e uma bacia de detenção. O diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Hamilton Lourenço Filho, afirma que o monitoramento constante indica o funcionamento adequado da rede, mesmo diante de tempestades intensas.
“Tivemos chuvas fortes no último final de semana, que mostraram que o sistema está funcionando da forma como esperávamos, atendendo a população. A bacia encheu, não foi até o limite, e aos poucos começou a esvaziar”, diz Hamilton.
A bacia de detenção, situada no Setor de Embaixadas Norte, possui capacidade para reter até 96 mil metros cúbicos de água. O local também realiza a decantação de resíduos sólidos, o que impede que lixo e detritos cheguem ao Lago Paranoá.
Impacto na comunidade

Residentes da região apontam a mudança na rotina e a sensação de segurança. Gertrud Mathias, moradora da SQN 202, relata que a água chegava a invadir garagens e destruir veículos antes da obra. “Hoje o tempo fecha e ninguém corre para tirar o veículo da garagem. A preocupação acabou”, afirma Gertrud.
No comércio local, a acessibilidade melhorou. O barbeiro Juan Negreiros destaca que clientes deixaram de cancelar serviços devido à chuva. Seu colega, Leandro Oliveira, recorda o uso de barricadas improvisadas para conter a água, medida que se tornou desnecessária após a entrega do sistema.
Expansão do projeto
O programa prevê novas etapas para ampliar a cobertura do sistema de drenagem. As próximas fases devem beneficiar as quadras da altura da 4 até a 16. O governador Ibaneis Rocha ressalta a importância do planejamento urbano de longo prazo para a capital.
“Estamos na fase de atualização dos projetos para fazer a segunda parte do Drenar DF. É uma obra que eu não vou entregar no meu mandato, mas que precisa ser feita para resolver todo o problema da Asa Norte”, declara Ibaneis.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










