Por Kleber Karpov
O Instituto Brasília Ambiental lança, nesta quinta-feira (11/Set), o documentário “Brigada Florestal: A Jornada”, em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado. A obra audiovisual retrata o processo de seleção e formação dos 150 brigadistas que se juntaram à equipe neste ano para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais.
Proteção do Cerrado
A governadora em exercício, Celina Leão, destacou a relevância do trabalho da brigada e da divulgação de suas atividades. “É essencial mostrar à população o trabalho dos brigadistas florestais, que são fundamentais nas unidades de conservação ao prevenir e combater incêndios que ameaçam a biodiversidade e os ecossistemas, realizar monitoramento constante, prestar apoio logístico e atuar na educação ambiental e conscientização da comunidade local, protegendo o patrimônio natural e garantindo a recuperação e preservação a longo prazo dessas áreas”, enfatizou.
O presidente do Instituto, Rôney Nemer, afirmou que a prevenção foi o foco do processo seletivo de 2025. “Não vou dar spoiler do que será mostrado no documentário, mas asseguro que foi um processo seletivo cheio de inovações, e que todas elas visaram a condições para realizarmos um trabalho mais efetivo de prevenção dos incêndios florestais nas nossas unidades de conservação. Prevenção, com certeza, é a palavra que vocês mais vão ouvir nos depoimentos colhidos. Nosso objetivo é focar em termos um Cerrado cada vez mais preservado”, ressaltou.
Dia Nacional do Cerrado
Celebrado em 11 de setembro, o Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar sobre a importância do segundo maior bioma do Brasil. Conhecido como a “caixa-d’água do país”, o Cerrado abriga nascentes de importantes bacias hidrográficas e grandes aquíferos, sendo vital para o equilíbrio hídrico nacional.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










