Por Kleber Karpov
A dispensação de medicamentos nas farmácias de Alto Custo do Distrito Federal registrou um crescimento de até 15% no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) indicam um aumento expressivo nos procedimentos das unidades da Asa Sul, Ceilândia e Gama, resultado do fortalecimento e da ampliação do acesso a tratamentos na rede pública.
Detalhadamente, a farmácia da Asa Sul teve um crescimento de 14,13% no volume de procedimentos, passando de 3,19 milhões para 3,65 milhões. A unidade de Ceilândia registrou um aumento de 14,71%, saltando de 3,16 milhões para 3,63 milhões, enquanto a do Gama cresceu 15%, subindo de 1,9 milhões para 2,1 milhões de procedimentos.

Fortalecimento da assistência
De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica, Sara Ramos, os resultados são fruto de alinhamento estratégico e da capacitação contínua dos profissionais. “Essas ações têm fortalecido a atualização técnica e o aprimoramento contínuo, garantindo maior padronização dos processos, ampliação da qualidade no atendimento e integração das equipes”, afirma.
A rede pública do DF conta com mais de 700 farmacêuticos, que em 2024 foram responsáveis pela dispensação de cerca de 150 milhões de medicamentos. A atuação profissional permitiu, por exemplo, que cerca de 12% das prescrições de profilaxia pré-exposição (PrEP) fossem realizadas por farmacêuticos em 2025, índice superior à média nacional de 7%.
Inovação e acesso
A inovação também impulsionou os serviços. Em 2024, a Farmacotécnica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) atendeu cerca de 10 mil pacientes, com a produção de 20 mil manipulações de medicamentos. O serviço, que transforma comprimidos em soluções orais para facilitar a administração, registrou aumento de 56,4% na produção de soluções. No mesmo ano, o HRT inaugurou a Farmácia Ambulatorial Oncológica, ampliando a oferta de tratamentos contra o câncer.
A estrutura da SES-DF inclui mais de 140 farmácias em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 15 em unidades especializadas e as três de Alto Custo, que juntas garantem o acesso a cerca de 190 tipos de medicamentos de alto valor.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










