Por Kleber Karpov
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) deu início à Operação Sinistro Zero neste sábado (08/Nov), na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), Km zero. A iniciativa, realizada pela Diretoria de Educação de Trânsito (Diedu) em conjunto com a Diretoria de Fiscalização de Trânsito (Difit), combinou atividades de fiscalização e de conscientização com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas rodovias distritais durante o período chuvoso e, por consequência, aumentar a segurança viária na reta final do ano.
A operação contou com a mobilização de 12 agentes, cinco viaturas, uma motopatrulha, além de três integrantes da companhia de teatro do próprio DER. O foco principal da ação se deve concentrar na preservação de vidas e na orientação dos condutores, visando mais fluidez do trânsito.
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, afirmou que o Departamento se deve dedicar à proteção dos motoristas nas vias do Distrito Federal. “O DER trabalha na preservação de vidas e, para isso, sabe que, além das obras que melhoram a fluidez do trânsito, é extremamente necessário realizar ações de educação e fiscalização. Não trabalhamos para punir, e sim para orientar e tornar o trânsito cada vez mais seguro e garantir que as leis sejam respeitadas”, disse Nacfur Júnior.

Conscientização dos motoristas
Durante a atividade realizada no sábado, os agentes abordaram temas cruciais de segurança viária na EPIA. Entre os pontos de atenção, esteve a importância de se manter os equipamentos obrigatórios em bom estado. A lista inclui o triângulo, o estepe, o macaco hidráulico e a chave de roda.
Os motoristas receberam orientações sobre a conservação dos veículos. O foco especial se deu nos pneus, nos limpadores de para-brisa, no sistema de iluminação e nos freios. Os agentes também reforçaram a necessidade de se evitar o consumo de álcool ao dirigir e de se redobrar a atenção total no trânsito.
A campanha educativa destacou a importância de se respeitar a travessia de pedestres na faixa e o uso correto de equipamentos de segurança. A segurança no transporte de crianças e a necessidade de se reduzir a velocidade, principalmente em pistas molhadas e sob condições climáticas extremas, se devem incluir entre os temas abordados.
Resultados e projeções futuras

Os resultados da primeira edição da operação indicam um total de 90 abordagens a condutores. Desse total, 11 abordagens exigiram a emissão de autos de infração.
Três autuações se devem relacionar ao mau estado de conservação dos pneus. Um condutor recebeu notificação por conta do sistema de iluminação alterado, e outro por inabilitação para pilotar motocicleta. Além disso, seis casos se devem referir a licenciamento do veículo vencido.
O grupo de teatro do DER realizou apresentações e distribuiu materiais educativos na ação, complementando a fiscalização. O gerente da Escola Vivencial de Trânsito do DER, Transitolândia, Afonso Dutra, ressaltou a importância da vertente educativa.
“Temos a consciência de que o trânsito está cada vez mais complexo e que a educação é a nossa maior aliada para evitar sinistros. Com isso, a população entende os riscos, viaja de forma mais preventiva para chegar com segurança e tranquilidade ao destino”, afirmou Dutra.
O gerente de análise de sinistros de trânsito do DER-DF, Raphael Augusto, reforçou o papel da ação no objetivo de se evitar acidentes. Ele afirmou que a Operação Sinistro Zero demonstra o compromisso do DER-DF em promover um trânsito mais seguro e eficiente para a população do Distrito Federal, concluiu Augusto.
Apesar de a primeira ação ter ocorrido na EPIA, mais operações do tipo se devem programar para acontecer na reta final do ano. Os locais das próximas atividades não se devem divulgar para garantir o sucesso das edições e a eficácia da fiscalização.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










