Por Kleber Karpov
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde devem receber a vacina contra a dengue a partir de 9 de fevereiro (18/Jan). O imunizante utilizado será a Butantan-DV, tecnologia nacional de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan. A medida foca em médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários que atuam nas unidades básicas de saúde.
A vacinação deste público deve ocorrer com a entrega de lotes adicionais prevista para o final de janeiro. A Butantan-DV apresenta eficácia global de 74% e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Dados clínicos indicam que o imunizante reduz em 91% os casos graves e atinge 100% de eficácia contra hospitalizações pela doença.
O governo federal planeja expandir a imunização para a população entre 15 e 59 anos de forma gradual. Para viabilizar a produção em larga escala, o Instituto Butantan estabeleceu parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines. A expectativa da pasta é que a produção nacional seja ampliada em até 30 vezes, com previsão de entrega de 30 milhões de doses ainda neste ano.
“São aqueles profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, que visitam as famílias, são os primeiros profissionais a receber quem tem sinal e sintoma de dengue”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Ampliação da rede
O Ministério da Saúde também confirmou a universalização da oferta da vacina japonesa QDenga para o público de 10 a 14 anos em todos os municípios brasileiros. A ampliação foi possível após a aquisição de 18 milhões de doses para os próximos dois anos. Diferente do imunizante nacional, a vacina estrangeira exige a aplicação de duas doses para completar o esquema vacinal.
Técnicos do ministério devem viajar à China em março para acompanhar o cronograma de fabricação das doses da Butantan-DV. O órgão também aguarda resultados de testes para autorizar a aplicação da vacina nacional em idosos com mais de 60 anos, público que já passa por recrutamento de voluntários para análise de segurança.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











