Por Kleber Karpov
A prova objetiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), marcada para este domingo, 05/Out, contará com uma novidade da transformação digital promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em conformidade com o edital, documentos eletrônicos oficiais serão aceitos para a identificação dos candidatos, desde que apresentados nos aplicativos com login GOV.BR e respeitando os requisitos previstos. Esta medida confere modernidade ao processo seletivo, mantendo a segurança e a equivalência entre candidatos.
De acordo com o edital do CPNU 2, os documentos digitais permitidos são: e-Título (título de eleitor digital), Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) e a Carteira de Identidade Digital (quando disponível oficialmente pelo estado emissor).
É crucial que os candidatos saibam que os documentos devem ser exibidos exclusivamente nos aplicativos oficiais com o login GOV.BR. Não serão aceitos capturas de tela, PDFs, fotos ou cópias digitais. Além disso, o documento deve conter foto legível e estar em condições de permitir a identificação. Os candidatos devem garantir que seus dispositivos eletrônicos estejam com bateria suficiente para exibir o documento no momento da entrada no local de prova.
Níveis da Conta GOV.BR
A conta GOV.BR é o meio de identificação digital do cidadão para acessar serviços públicos federais, documentos digitais e realizar autenticações. A conta possui diferentes níveis de segurança e confiabilidade:
- Nível Bronze: Acesso inicial, com funcionalidades restritas.
- Nível Prata: Permite acesso a serviços mais sensíveis e apresentação de documentos digitais mais robustos.
- Nível Ouro: Nível máximo de segurança e acesso pleno às funcionalidades digitais, serviços e informações do Brasil.
Para subir de nível, o usuário pode realizar verificação por meio de reconhecimento facial, validação com contas bancárias credenciadas ou comprovação de identidade nos canais oficiais. A ironia neste processo é que, para provar quem você é digitalmente, precisa passar por uma série de etapas burocráticas no mundo real, provando que a digitalização do Estado, como se esperava, ainda caminha a passos lentos e cheios de travas.
Acompanhe todas as informações oficiais na página do Concurso Público Nacional Unificado: Link
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










