Por Kleber Karpov
O projeto “Conversa com Eles”, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), ampliou seu alcance e chegou pela primeira vez a uma garagem de transporte coletivo. A iniciativa, essencial para reforçar a participação masculina no combate à violência contra a mulher, realizou uma ação na manhã desta sexta-feira (03/Nov) com mais de 100 colaboradores do Grupo São José, incluindo motoristas, cobradores, gestores e equipe administrativa.
Com a parceria da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a Sejus-DF promove diálogos sobre comportamentos machistas e a relação direta com os índices de violência de gênero. O projeto já impactou mais de 2,5 mil trabalhadores em ambientes predominantemente masculinos, como canteiros de obras e órgãos públicos do Distrito Federal.

O motorista Luiz Carlos Araújo, que trabalha na empresa há 17 anos, avaliou a conversa como essencial para a categoria. “Trazer essa discussão é muito importante para que a gente aprenda a identificar e agir rapidamente caso uma situação de assédio aconteça durante nosso trabalho”, destacou.
Reflexos do Diálogo no Lar e no Trabalho
O gestor de RH do Grupo São José, Fábio Primo, ressaltou que a iniciativa pode gerar impacto além da rotina profissional, afetando a vida pessoal dos funcionários. Primo afirmou a relevância da ação para o Grupo São José: “A violência contra a mulher pode acontecer tanto com as passageiras dos nossos ônibus quanto na vida familiar dos funcionários. Essa parceria ajuda a orientar nossos colaboradores para que a conduta no trabalho e em casa seja cada vez mais respeitosa”.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou a importância do diálogo direto com os homens. “Combater a violência de gênero exige informação, escuta e conscientização. Ao levar o diálogo diretamente aos homens, o ‘Conversa com Eles’ contribui para mudar mentalidades sem recorrer apenas à punição.”
O “Conversa com Eles” integra o programa “Direito Delas”, que fornece assistência social, psicológica e jurídica a mulheres, crianças, adolescentes e pessoas idosas vítimas de violência doméstica ou crimes graves. Desde 2023, o programa já realizou mais de 10 mil atendimentos e alcançou 5 mil mulheres, estando presente em 11 núcleos regionais do DF, incluindo Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










