19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:15

Contratos de anestesistas aceleram cirurgias em hospitais do DF

Programa OperaDF reforça equipes e reduz a fila de procedimentos eletivos, iniciando pelo Hospital da Região Leste

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou a redução da fila de cirurgias eletivas em sua rede hospitalar (15/Out), por meio da implementação do programa OperaDF, que contratou cinco mil e quatrocentas horas de plantões de anestesistas para reforçar as equipes, começando pelo Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, com o objetivo de preencher o déficit de profissionais na área e garantir maior agilidade nos procedimentos. O fato central é a diminuição da espera por cirurgias, impulsionada pelo convênio com prestadores de serviço complementares.

Aceleração no centro cirúrgico

A contratação de serviços permitiu o reforço imediato do quadro de anestesistas na unidade, o que possibilita ampliar as atividades no centro cirúrgico do Hospital da Região Leste. Por conseguinte, na primeira semana de operação, foram acrescentados dez turnos de procedimentos cirúrgicos à rotina do HRL. Assim, enquanto os anestesistas servidores da SES-DF se dedicavam aos casos urgentes, os profissionais contratados avançavam na realização das cirurgias eletivas.

A diretora do HRL, Alessandra Hilbert, comentou sobre a nova estratégia: “Esperamos atender com mais agilidade os casos de cirurgias eletivas ortopédicas e de coluna já autorizadas”, afirmou a diretora.

O impacto na vida dos pacientes

A auxiliar de serviços gerais Natália Ferreira da Silva comemora a alta hospitalar, após passar por cirurgia ortopédica no HRL. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

A diferença prática do programa já pôde ser percebida pela auxiliar de serviços gerais Natália Ferreira, de 39 anos. A paciente estava à espera de um procedimento ortopédico no braço, que havia sido desmarcado por falta de anestesistas na equipe. Após a realização da cirurgia, Ferreira demonstrou a satisfação com a solução. “É muito ruim ficar internada em um hospital. Agora vou para casa, é uma grande alegria!”, comemorou Natália Ferreira.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressaltou o desafio persistente em manter o quadro completo de especialistas no sistema público de saúde. Ele atribuiu a contratação de serviços externos a uma necessidade de cobrir a carência de profissionais.

“Anestesia é uma área de difícil provimento. Fazemos o concurso, mas não há interessados. Com a contratação do serviço de profissionais da complementar, pretendemos preencher em parte essa lacuna e melhorar o atendimento oferecido à nossa população”, explicou Lacerda.

Expansão do programa

Cirurgias complexas, como as de coluna, podem durar até 10 horas, exigindo dedicação total do anestesista. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

O volume total contratado pela Secretaria de Saúde corresponde às 5,4 mil horas de plantões de anestesistas, que serão distribuídos para atender à demanda hospitalar. A estratégia essa que abrange, além do Hospital da Região Leste, também aos hospitais regionais da Asa Norte (Hran), de Ceilândia (HRC), de Planaltina (HRPl), de Taguatinga (HRT) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

De acordo com a diretora Alessandra Hilbert, o foco da unidade é suprir a demanda por cirurgias de grande porte. Ela apontou que, ao contrário de outros hospitais onde é possível realizar de dois a três procedimentos em um turno, o HR, referência em cirurgias de alta complexidade, pode realizar cirurgias que chegam a levar 10 horas.

Para isso, a unidade conta com cirurgiões qualificados e equipamentos de última geração, como microscópios, carrinhos de anestesia e radioscopia. “Temos tudo o que há de melhor no centro cirúrgico para receber esses pacientes”. Segundo Hilbert, um dos impactos positivos esperados com o aumento da capacidade cirúrgica será a liberação dos leitos, atualmente ocupados por pacientes que aguardam os procedimentos. Para os casos não urgentes, a espera atual está em torno de três a quatro dias, tempo necessário, em sua maioria, para a realização dos exames preparatórios.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...