Por Kleber Karpov
Congresso Geral da União Feminina da Assembleia de Deus de Brasília (Ufadeb) reuniu mais de 10 mil fiéis no Arena Hall, em Vicente Pires, na noite de sábado (20/Set). O evento, que segue até domingo (21/Set), contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, que aproveitou a ocasião para destacar a força da mulher e o respeito do governo às atividades religiosas no Distrito Federal.
Força e fé
Com o tema “Servindo a Deus com Convicção”, o encontro anual da Ufadeb, grupo conhecido por projetos sociais e missionários, atraiu uma multidão em busca de renovação espiritual. Para a dona de casa Ana Claudia Gomes, de 30 anos, o evento é uma tradição familiar. “Esse já é o quarto ano consecutivo que a gente vem para se aproximar mais de Deus e é gratificante. Saio daqui renovada, com a alma mais leve”, afirmou.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou o poder da mobilização. “São quase 15 mil mulheres todos os anos aqui nesse evento, e é tão lindo ver que elas se reúnem. A força da mulher é algo muito incrível. Eu acho que elas se renovam e realmente percebem que uma ajudando a outra reforça e demonstra que ela pode estar onde ela quiser”, defendeu. Leão também marcou a presença como um gesto institucional e pessoal. “É muito especial estar aqui representando o nosso Governo do Distrito Federal, mostrando o nosso respeito, e de também promover a minha fé pessoal”, concluiu.
Apoio institucional
A participação de representantes do governo em eventos religiosos reflete uma política de aproximação iniciada em 2019. Desde o início da gestão, o GDF recriou a Unidade de Assuntos Religiosos do DF (Unar) para dialogar com diferentes credos e instituiu a regra de destinar espaços para atividades religiosas em novos bairros.
Por meio do programa Igreja Legal, a Agência de Desenvolvimento (Terracap) já regularizou 554 imóveis de templos religiosos entre 2019 e 2025. Atualmente, o governo avança na construção do Museu da Bíblia, com um investimento previsto de R$ 74 milhões. Durante a pandemia, em 2020, um decreto do governador Ibaneis Rocha autorizou o funcionamento de templos, posteriormente reconhecidos por lei como atividades essenciais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










