18.5 C
Brasília
07 mar 2026 06:50

Confira a programação da 11ª Conferência Distrital de Saúde

Evento ocorre entre segunda (29) e quarta (31), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com o objetivo de formalizar propostas e eleger delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em julho

‌Já está disponível a programação completa da 11ª Conferência Distrital de Saúde. O evento ocorre entre segunda (29) e quarta-feira (31) no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O objetivo é elaborar diretrizes do Plano Plurianual de Saúde do Distrito Federal para o período de 2024 a 2027. A participação é voltada para os delegados eleitos nas etapas regionais, realizadas em março.

A 11ª Conferência Distrital de Saúde pretende formalizar propostas e eleger delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em julho. O tema do evento é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!.

Na segunda-feira, o acolhimento e credenciamento começam às 14h. Das 16h às 18h, haverá exposições sobre os quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos!O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas!Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia! e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas!. Cada tema terá um expositor: Swedenberger Barbosa, Maria do Socorro Souza, Fabiana Damásio e Olgamir Amancia Ferreira, respectivamente.

Na terça-feira, a programação inicia às 8h, com uma breve instrução do regulamento e orientações sobre os grupos de trabalho, a serem iniciados em seguida. Até o fim do dia, será realizado esse trabalho coletivo, além de atividades de arte, cultura e educação popular.

Na manhã de quarta-feira, será realizada a plenária final deliberativa, quando haverá a leitura e aprovação das diretrizes e propostas. À tarde, deve ocorrer a aprovação das moções e a eleição de pessoas delegadas. O encerramento será às 17h.

Etapas preparatórias

A fase preparatória da 11ª Conferência Distrital de Saúde envolveu conferências livres, o 3º Seminário Nacional da Saúde das Mulheres – etapa do DF, realizado em setembro de 2021; a 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, de junho de 2022; os diálogos sobre defesa do SUS no Distrito Federal, realizados em agosto de 2022; e a XVI Plenária de Conselhos de Saúde do DF, ocorrida em novembro de 2022.

Na fase seguinte, ocorreram as sete conferências regionais, uma em cada região de saúde. A realização das conferências faz parte do chamado Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a participação efetiva da comunidade na gestão do SUS, representado pelos Conselhos de Saúde e Conferências.

O SUS incorpora a concepção de que a participação da comunidade é fundamental para a ampliação da democracia e para a efetivação das políticas públicas de saúde.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...