Por Kleber Karpov
O professor Edson Mintsu Hung, da Universidade de Brasília (UnB), apresentou na manhã da última quinta-feira (05/Mar) duas provas de conceito de inteligência artificial desenvolvidas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). A demonstração ocorreu durante a II Conferência de Segurança Pública – iLab-Segurança 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com o objetivo de evidenciar o potencial da tecnologia para ampliar a eficiência operacional e apoiar a tomada de decisão.
Atendimento de emergências
A primeira solução apresentada visa aumentar a rapidez e a eficiência no atendimento às chamadas de emergência. Utilizando um modelo de IA, o sistema realiza a transcrição automática do áudio das ligações recebidas pelos serviços de segurança.
Após a transcrição, um modelo de linguagem (LLM) processa o conteúdo da conversa. A tecnologia organiza as informações, transformando o diálogo em um texto padronizado, claro e resumido, o que facilita o registro e a compreensão da ocorrência.
O sistema também é capaz de identificar e extrair dados relevantes, como nome do solicitante, endereço, tipo de ocorrência e nível de urgência. Essas informações são estruturadas em um banco de dados para apoiar o atendimento. A pedido da Polícia Militar (PMDF), foi desenvolvida uma funcionalidade que reproduz o resumo em formato de áudio para as equipes operacionais.
Prevenção de crimes

A segunda prova de conceito foca na identificação de padrões e anomalias nos dados coletados pela secretaria. A ferramenta emprega técnicas de análise de dados e inteligência artificial para detectar comportamentos que possam indicar atividades suspeitas ou ilícitas.
Um exemplo prático da aplicação é a detecção de movimentações coordenadas de veículos em determinadas regiões, quando associadas à ocorrência de crimes. Ao identificar tais anomalias, o sistema pode auxiliar na geração de alertas e no fortalecimento da análise estratégica das forças de segurança.
Fomento à inovação tecnológica
A apresentação do professor Hung integrou o painel “Momento FAPDF”, dedicado ao Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA). A iniciativa é fomentada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e busca desenvolver soluções tecnológicas para instituições públicas.
Sobre o pesquisador
Edson Mintsu Hung é engenheiro, mestre e doutor pela Universidade de Brasília, onde leciona desde 2010. Sua trajetória inclui a criação da técnica wedge partition, padronizada no codec AV1, e colaborações com empresas como Intel, Apple e Google. O pesquisador também atuou na Associação Brasileira de Inteligência (Abin) e integra grupos técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











