19.5 C
Brasília
21 mar 2026 02:09

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de junho, a Embaixada de Portugal no Brasil celebrou, em Brasília, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a presença de representantes de autoridades brasileiras, do corpo diplomático e da comunidade portuguesa, não só do Distrito Federal mas também de várias partes do Brasil.

O ano de 2025, em que se inicia a comemoração dos 200 anos das relações diplomáticas entre Portugal e o Brasil, reveste uma importância maior, assinalada também pela Visita de Estado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e pela Cimeira Bilateral que touxe a Brasília o Chefe do Governo Português e onze Ministros, ambas em fevereiro.

Nos jardins da Embaixada teve lugar um concerto da fadista Cuca Roseta, uma das mais belas interprétes de fado, estilo musical português inconfundível, para o qual também muito contribuiu o grande mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes que se fosse vivo comemoraria este ano o seu centésimo aniversário.

A recepção na Embaixada de Portugal também contou com vários pavilhões de empresas portuguesas e dos seus produtos, com destaque para sua gastronomia de grande qualidade.

Em seu Discurso, o Embaixador Luís Faro Ramos enfatizou sobretudo a importância das comunidades portuguesas no Brasil, valorizando o papel insubstituível, reconhecido neste país e além-fonteiras, que desempenham diariamente, e que muito contribui para a excelência do relacionamento entre os dois países e os seus povos.

A organização da Festa Nacional de Portugal teve o apoio de vários patrocinadores empresariais, como a GALP, e também a EDP e a TAP AIR PORTUGAL. Sem esquecer os azeites da SOVENA-ANDORINHA e o bacalhau BOM PORTO, bem como os vinhos proporcionados por VINIPORTUGAL, CASA SANTOS LIMA, SANTA VITÓRIA VINHOS, SABORES DE PORTUGAL – ADEGA PORTUGUESA, e os cafés DELTA. Conta ainda com o apoio do HOTEL CASA GRANDE, VFS GLOBAL, BANCO RENDIMENTO, APCER, TEIXEIRA DUARTE, SEGURANÇA ESPARTA – DINÂMICA, RANGEL, GRAVIA, EMBRAER e VILA GALÉ.
A comemoração do Dia Nacional foi uma grande mostra do melhor que Portugal, país onde tradição e modernidade andam a par, pode dar no presente ao Brasil.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...