Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início, nesta quinta-feira (18/Set), à Semana Nacional de Trânsito 2025 com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A primeira ação, um Pit Stop Educativo para motociclistas, ocorre no estacionamento do Complexo Cultural da Feira da Torre de TV e busca conscientizar a população sobre a importância de um comportamento seguro nas vias.
Preservar vidas
O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Antônio de Souza Bellini, destacou que o objetivo central da campanha é melhorar o comportamento dos condutores para evitar acidentes. “A maior importância é preservar vidas. Trabalhamos para conscientizar que o trânsito não é uma guerra, é um espaço compartilhado que exige respeito e educação. Nosso objetivo é reduzir as multas e aumentar a consciência, especialmente com os motociclistas, que hoje representam um público crescente, em grande parte trabalhadores de entrega. É um crescimento nacional, e aqui no DF não é diferente”, afirmou.
Dados recentes reforçam a necessidade de atenção a esse público: entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 66 sinistros fatais com motociclistas no DF, um aumento em relação aos 60 casos no mesmo período de 2024.
Vozes do asfalto

A ação educativa foi bem recebida pelos motociclistas. “Achei muito interessante. É bom ter esse tipo de ação porque a gente aprende o que não sabe, reforça as leis de trânsito, entende as especificações de pneu. Eles também deram dicas de como usar capacete e capa de chuva. É um aprendizado que a gente leva para o dia a dia”, contou o motoboy Manoel Alves, de 36 anos.
O eletricista Ailton Cardoso Soares, 40, ressaltou a importância das orientações práticas. “Gostei de tudo, mas principalmente da parte que eles alertam sobre o ponto cego. Já passei sufoco demais com isso. Teve outras coisas que a equipe nos ensinou que às vezes a gente até sabe, mas acaba esquecendo. Pude rever tudo para ficar mais ligado e atento”, disse.
Ações por todo DF
Prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro em todo o país. No DF, a programação se estenderá por todas as regiões administrativas, com atividades como apresentações teatrais em escolas do Riacho Fundo II, o Rolê Consciente em bares do Paranoá e de Brazlândia, e a Blitz do Autismo.
“Essas ações ocorrem durante todo o ano, mas na Semana Nacional de Trânsito nós intensificamos o trabalho, aproveitando a mobilização para sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A ideia é deixar de punir e focar cada vez mais em educar”, concluiu Bellini.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










