20.5 C
Brasília
07 mar 2026 09:15

Cofen lança campanha contra violência a profissionais de Enfermagem

"Marcas da Enfermagem" busca conscientizar sociedade sobre agressões no trabalho, com oito em cada dez profissionais com relatos de violência

Por Kleber Karpov

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançou, na quarta-feira (05/Nov), a campanha nacional “Marcas da Enfermagem”. A iniciativa visa combater a violência física e psicológica sofrida pelos profissionais de Enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, e chama a atenção para a urgência do problema. A campanha tem o lema “Toda marca conta uma história. E a Enfermagem não pode mais carregar essas sozinha”.

O propósito da ação é transformar as marcas, tanto emocionais quanto físicas, decorrentes da violência em símbolos de resistência e conscientização. Os profissionais de Enfermagem atuam na linha de frente do atendimento. Em razão disso, eles absorvem os impactos de falhas na assistência e estão entre as principais vítimas de violência física, verbal e psicológica.

Um dos objetivos centrais é mobilizar o poder público e a sociedade para que seja aprovado o Projeto de Lei (PL) 6.749/2016. Este projeto prevê o aumento das penas para crimes cometidos contra os profissionais de saúde.

Ações e dados alarmantes

Como parte da campanha, o Conselho Federal de Enfermagem está realizando ações especiais durante a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A ação ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Painéis de LED nos estádios exibem um vídeo da campanha. O material audiovisual será veiculado pelos times, alcançando milhões de espectadores e torcedores em todo o país.

Os dados apresentados sobre a violência no ambiente de trabalho são alarmantes. Segundo um levantamento realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), oito em cada dez profissionais no estado sofreram algum tipo de violência no trabalho. Desse total, 90% citaram a violência verbal, 79% relataram agressão psicológica e 21% mencionaram a violência física.

No Distrito Federal, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF) também indicou um alto risco de agressões. Segundo o levantamento, 61,7% dos profissionais relataram ter sofrido agressões verbais, 35,6% assédio moral, 15% violência física e 8,4% assédio sexual. Contudo, apenas 15,2% dos que sofreram violência física formalizaram denúncias.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, afirmou que a campanha busca dar voz aos profissionais. “A campanha Marcas da Enfermagem nasce para dar voz a esses profissionais, sensibilizar a sociedade e cobrar medidas concretas do poder público”, disse Neri.

Adoecimento mental e denúncia

Entre as ações adotadas pelo Conselho Federal de Enfermagem, estão a defesa de medidas estruturantes para garantir o dimensionamento adequado de profissionais e o apoio às vítimas de violência. O Cofen também defende a mobilização em apoio ao Projeto de Lei (PL) 6.749/2016.

Em caso de agressão, Manoel Neri orientou sobre os procedimentos cabíveis. “Em caso de agressão física, o profissional de Enfermagem deve se dirigir à delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), além de reportar a sua chefia e ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de seu estado. Para ameaças ou agressões verbais, o BO também pode ser feito online. Os Conselhos de Enfermagem também oferecem o serviço de desagravo público”, explicou o presidente do Cofen.

Anderson Funai, que é enfermeiro especialista em Saúde Mental e representante do Cofen na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, avaliou a relevância da campanha. “É uma campanha de extrema relevância, pois as violências as quais os profissionais da Enfermagem estão expostas e sofrem possuem relação direta com processos de adoecimento mental”, afirmou.

Uma revisão integrativa apontou o estresse como o principal fator de risco para o adoecimento mental dos profissionais de Enfermagem. O enfermeiro Anderson Funai detalhou o impacto da violência na saúde mental dos profissionais.

“Um evento de violência produz um efeito cascata ou dominó no processo de adoecimento mental. O profissional de enfermagem e todos os demais da área da saúde sofrem violência iniciando o ciclo do que se observa em pessoas que desenvolvem o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Essa condição tem correlação direta com o desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão”, concluiu Funai.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...