CLDF derruba vetos e fortalece Defensoria Pública do DF

Os deputados distritais derrubaram, nesta terça-feira (23), no Plenário da Casa, os vetos parciais da Lei Complementar 908/2016. O texto modifica a Lei Complementar 828/2010, que trata da reestruturação e competências da Defensoria Pública do DF. Os parlamentares também derrubaram os vetos referentes às emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA), que aumenta o orçamento da Defensoria para 2016. O resultado foram 16 votos favoráveis e oito ausências.

Para a deputada Celina Leão, a vitória foi justa. “Nossos trabalhos estão aliados, porque trabalhamos com o mesmo objetivo e sabemos que essas mudanças trazem melhora nas condições de trabalho dos servidores do órgão”, afirmou.

Para o Defensor Público-geral, Ricardo Batista Sousa, a votação de hoje foi uma grande conquista para a Defensoria Pública. “Nós tivermos uma vitória que vai beneficiar a população do DF, porque com a Lei Orçamentária, vamos ter condições de aparelhar melhor os núcleos, contratar mais defensores e servidores. E com a Lei Complementar 908/2016, completa, sem nenhum veto, teremos mais agilidade e autonomia para adotar as medidas administrativas de estruturação do órgão”, enfatizou o defensor.

De acordo com Ricardo Batista, a CLDF mais uma vez reconhece o trabalho do órgão e a sua importância para o atendimento da população carente do DF. “É a CLDF e a Defensoria Pública em prol da população carente do DF”.

Numa explicação mais simples da importância das alterações, mostra que a lei, publicada em janeiro deste ano, teve quatro dispositivos vetados pelo governador Rodrigo Rollemberg. Isto porque, as emendas parlamentares vetadas adequavam a Lei Orçamentária Anual aos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Como não houve a suplementação por parte do Executivo ao orçamento da Defensoria, os vetos restabelecem as emendas da Câmara, que melhoram o orçamento da Instituição”, explica Ricardo Batista.

Fonte: Ascom Celina Leão

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...