Por Kleber Karpov
As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) começaram a aplicar a vacina de dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em 17/Jan. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto que distribuiu 204,1 mil doses, incluindo o município de Botucatu (SP), onde a imunização deve começar no domingo (18). O público-alvo da campanha é composto por cidadãos entre 15 e 59 anos, e os resultados devem ser monitorados por especialistas durante o período de um ano.
O acompanhamento técnico visa avaliar a incidência da doença e possíveis efeitos adversos nos municípios selecionados. De acordo com o Ministério da Saúde, a tecnologia deve ser transferida para a empresa WuXi Vaccines para ampliar a produção em até 30 vezes. O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, explicou que a escolha das cidades considerou o porte populacional e a estrutura da rede de saúde local. A expectativa é que, após a validação dos resultados, a produção atenda todo o território nacional.
“Cidades [que foram] escolhidas por terem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, que permite implementar a vacina e avaliar seu impacto na imunização da população e na circulação do vírus na comunidade”, afirmou Adriano Massuda.
Eficácia e investimento
Os estudos clínicos do imunizante demonstraram eficácia global de 74%, com redução de 91% nos casos graves da doença. O desenvolvimento da vacina levou 20 anos e recebeu investimentos que somam R$ 305,5 milhões, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Apesar do avanço tecnológico, autoridades de saúde reforçam que as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e a eliminação de focos de água parada devem continuar em todas as regiões.
“Mesmo com a ampliação da cobertura vacinal, as ações de prevenção seguem fundamentais, especialmente o combate ao mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de água parada”, ressalta a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











